Translate

lunes, 6 de junio de 2016

Ano 12-N 137- Trovamar de junho de 2016

♥♥♥♥






Ano 12-N 137-  Trovamar de junho de 2016
União Brasileira de Trovadores – Porto Alegre -RS
Traducción al español por Cristina Olivera Chávez- México–USA
Formatação: Libia Beatriz Carciofetti-Argentina
Editorial: A A de Assis-SC (aaa)
Editora: Gislaine Canales
Porto Alegre/RS
Rua Duque de Caxias-707/203
Centro- CEP: 90.010-282
Tel. (51) - 3227-2859 Cel. (51) -8283-8245
Visite:
            www.revistalunasol.com/r3

♥♥♥♥
Os amigos do Luiz

Neste momento histórico em que homenageamos carinhosamente a memória de Luiz Otávio ao ensejo dos seus 100 anos, certamente ele ficaria muito contente se recordássemos também, sobretudo para conhecimento dos mais jovens, alguns dos que a seu lado estavam na fase inicial do moderno trovismo. Nos anos 1950 já eram reunintes frequentes em sua casa, no famoso endereço da Rua Barão de Itaipu 186, Vila Isabel, Rio, Batista Nunes, Hélio C. Teixeira, Augusta Campos, Lilinha Fernandes, e entre eles um muito especial, Delmar Barrão, que teve papel importantíssimo na história da trova. Delmar era alto funcionário do IBGE e, como tal, ajudou a abastecer o precioso arquivo do Príncipe. Conseguiu que todos os agentes de estatística espalhados Brasil afora colaborassem num trabalho inédito: coletar em cada região as trovas populares ali conhecidas. Em 1960, Delmar transferiu residência do Rio para Nova Friburgo, mas continuou participando das reuniões na casa do Príncipe, já então com a presença de outros primorosos trovadores: Aparício Fernandes, JG de Araújo Jorge, Zálkind Piatigórsky, e mais um punhado de baluartes da trova. Delmar, sempre muito discreto, era um dos mais íntimos de Luiz. Tinham a mesma idade: Delmar nasceu no dia 15 de junho de 1916, Luiz logo depois, em 18 de julho. Conversavam horas e horas, às vezes discutiam, como dois irmãos. Agora estão ambos lá em cima, e a gente fica imaginando de que é que andam a falar. Esperamos que de nós, seus seguidores, estejam falando bem... aaa 


Saudade

Quanto mais por ti eu peno,
mais gosto eu tenho em penar.
– O mundo inteiro é pequeno
para a glória te amar!
Colombina

A vida é dura batalha
que não aceita um “talvez”
e nem outorga medalha
aos filhos da timidez!
Hermoclydes Franco

Chora o vento lá por fora...
Chora a chuva e vão-se as águas.
O coração também chora,
mas nunca se vão as mágoas.
José Fernandes

Vivo tanto a tua vida
na vida do sonho meu,
que até me sinto esquecida
da vida que Deus me deu.
Lilinha Fernandes




Los amigos de Luiz

En este momento histórico en que homenajeamos cariñosamente la memória de Luiz Otávio en los brindis de sus 100 años, ciertamente él quedaría muy contento si recordásemos también, sobre todo para conocimento de los más jovenes, algunos de los que a su lado estaban en la face inicial del moderno trovismo. En los años 50's  ya eran reuniones frecuentes en su casa, en el famoso domicilio de la Calle Barão de Itaipu 186, Vila Isabel, Rio, Batista Nunes, Hélio C. Teixeira, Augusta Campos, Lilinha Fernandes, y entre ellos uno muy especial, Delmar Barrão, que tuvo un papel importantísimo en la historia de la trova. Delmar era alto funcionário del IBGE y, como tal, ayudó a abastecer el precioso archivo del Príncipe. Consiguió que todos los agentes de estadística esparcidos fuera de Brasil colaborasen en un trabajo inédito: colectar en cada región las trovas populares allí conocidas. En 1960, Delmar transfirió su residéncia de Rio para Nova Friburgo, mas continuó participando en las reuniones en la  casa del Príncipe, ya entonces con la presencia de otros primorosos trovadores: Aparício Fernandes, JG de Araújo Jorge, Zálkind Piatigórsky, y un puñado más de baluartes de la trova. Delmar, siempre muy discreto, era uno de los más íntimos de Luiz. Tenían la misma edad: Delmar nació el día 15 de junio de 1916, Luiz poco despues, el 18 de julio. Conversaban horas y horas, y a veces discutian, como dos hermanos. Ahora están ambos en la cima, y la gente se queda imaginando de que es que han de hablar. Esperamos que de nosotros, sus seguidores, estén hablando bien...aaa 


Añoranza

Cuanto más por ti yo peno,
más gusto tengo en penarte.
– El mundo entero es pequeno
para la glória de amarte!
Colombina 

A vida es dura batalla
que nunca acepta un “talvez”
y ni le otorga medalla
a hijos de la timidez!
Hermoclydes Franco

Llora el viento allá por fuera...
Llora la lluvia  y se apura
El corazón llora y espera,
mas no se va la amargura.
José Fernandes

Yo vivo tanto tu vida
 vida que el sueño afloró 
que hasta siento se me olvida
la vida que Dios me dió.
Lilinha Fernandes


♥♥♥

 Glosas de Gislaine Canales

Glosando Luís de Camões

PARA VOS VER...

MOTE:

Quero que me despojeis
da alma e quanto eu tiver,
contanto que me deixeis
os olhos para vos ver!

Quero que me despojeis
de tudo que em mim restou
e, em troca, recebereis
o quase nada que sou!

Despojai-me, meu Senhor,
da alma e quanto eu tiver,
longe deixarei a dor,
nem a lembrarei sequer!

De tudo o que me fareis
eu não ficarei nem triste,
contanto que me deixeis
a visão que em mim existe!

Viverei grande emoção
que até vai me comover,
pois terei no coração...
Os olhos para vos ver!

Glosando Luís de Camões

PARA VOS VER...
MOTE:

Quiero que me despojéis
del alma o que poseer,
entretanto me dejéis
los ojos para vos ver!

Quiero que me despojéis
de todo que en mi restó
y, en cambio, recibiréis
lo que poco en mi quedó!

Despójame, mi Señor,
del alma o  que poseer,
lejos dejaré el dolor,
ni acordar he de querer!

De todo lo que me haréis
yo no quedaré ni triste,
entretanto me dejéis
esa visión que en mi existe!

Viviré gran emoción
que hasta me va ha conmover,
pues tendré en el corazón...
Los ojos para vos ver!

Gazetinha:


PROGRAMA DE RÁDIO QUE DIVULGA A TROVA E OS TROVADORES:
Rádio Seridó AM 1100khz.
“Momentos com os nossos Poetas”, que homenageia e recita trovas de todos os recantos do Brasil.
Todos os domingos das 16h00 min às 17h00 min horas .

Prof. Garcia-RN
Por favor, participe, o telefone é 0XX. 84.3421.2500.

Trovas do Sul

Caminhei pelo infinito,
vaguei por milhões de espaços...
Até lá estava escrito
o meu regresso aos teus braços!
Gislaine Canales

Amai-vos, e as derradeiras
muralhas hão de cair.
– Havendo amor, as barreiras
não têm razão de existir!
A A de Assis

 Meu Senhor, quero sentir,
de uma forma singular,
a coragem de sorrir
quando o dia é de chorar.
Flávio Stefani

Nesse horizonte infinito,
onde o clarão é profundo,
raiam bênçãos, acredito,
para ungir a paz do mundo.
Ari Santos de Campos

Trovadores, em verdade,
são irmãos na inspiração,
na partilha da amizade,
no carinho e na emoção.
Eliana Ruiz Jimenez

O teu carinho constante
é  musica a me embalar
encantando o meu instante
e me fazendo te amar.
Maria Luiza Walendowsky

Enquanto durar o amor
você viverá com medo,
mas seus olhos têm calor
que mostram o seu segredo!
Gledis Tissot

Um segredo bem guardado
é uma prova de amor
para quem foi confiado
entregar a grande dor.
Edla da Costa Sens 

Se plantarmos uma flor
a cada segredo ouvido
teremos a onde for
um jardim bem colorido.
Tamara Kaufmann

Eu trago no pensamento
tantas angústias e apelos,
e sinto inveja do vento
quando roça os teus cabelos.
Clênio Borges


Minha identidade eu vejo
no teu olhar refletida,
e tudo o que mais desejo,
é ser teu amor, na vida!
Eleandra Bonatto

Esse amor que eu não vivi,
machucou meu coração,
meu doce sonho eu perdi
hoje choro essa ilusão!
Dalvina Fagundes Ebling

Com retalhos de lembrança
que arranquei do coração
teci colcha de esperança
e agasalhei a ilusão!...
Sônia Ditzel Martelo

Enfim, o que é o partir
do ser querido, de cá,
se não, o chegar, o vir,
visto do lado de lá!
Nei Garcez

Se a morte te cobra tanto,
se já não sabes querer
para, e enxuga esse teu pranto,
caminha, torna a viver!
Cyroba Braga Ritzmann

Finge o sol, quando declina,
que se cansou do fulgor,
dando à estrela pequenina
seu momento de esplendor.
Wandira F. Queiroz

Aquela duna imponente,
que na paisagem se alteia,
tem na origem, certamente,
minúsculos grãos de areia.
Vanda Fagundes Queiroz

Tem seu momento assinado,
desde o ventre, o filho arteiro:
um gol à Vida marcado,
naquele chute primeiro!
Maria da Conceição Fagundes

Que a nossa luz interior
clareie o chão das estradas
para que a Paz e o Amor
sigam juntos, de mãos dadas!
Delcy Canalles

A frágil rosa em seu galho
depois que o vento passou,
desfolhou-se sobre o orvalho
que a madrugada deixou.
Doralice Gomes da Rosa

Alta noite, escrevo versos,
sentindo a falta de alguém;
quem me dera que dispersos,
ela os ouvisse também…
Ialmar Pio Schneider

Enquanto houver um luar
e um sol cheio de esplendor,
há de se ouvir o cantar
da lira de um trovador!
Lisete Johnson

Contigo sempre reparto
este amor que não termina:
- é na penumbra do quarto
que o nosso amor se ilumina!
Milton Sebastião de Souza

Pelo sol, pela beleza
deste céu, do mar, da flor,
e por toda a natureza,
eu te agradeço, Senhor.
Neoly de Oliveira Vargas

Quisera que o mundo visse
meu ar de felicidade
assim que você me disse:
“Namoro” – e não: “Amizade”
Luiz Hélio Friedrich

Lembranças da minha infância,
lembranças da mocidade.
Hoje só resta a distância
ligada pela saudade.
Agostinho Alberto Paco

Existe  poesia em tudo:
Seja aqui, ali, e em nós,
eu sei que  o poema é mudo
até que lhe deem voz.
Lucia Barcelos

Tantos passos caminhei,
por labirintos incertos...
Hoje, nas trovas achei
como vencer os desertos.
José Feldman

Antes que a vida se acabe,
não seja vão o viver
e aquilo que não se sabe,
que se comece a aprender.
Lucília Trindade Decarli

Magia é o instante - perfeito –
em que nós dois somos um,
quando, entre o seu e o meu peito,
não sobra espaço... nenhum!
Marisa Vieira Olivaes

♥♥♥

Trovas de outros Parnasos

Briguei contigo, é verdade,
peço perdão, volto atrás
e faço desta saudade
bandeira branca de paz!
Domitila Borges Beltrame

Fiz da saudade que aquece
a solidão dos meus dias,
a mensagem que enternece
minhas horas tão vazias.
Carolina Ramos

Esta paixão indomável
de emoções tão incontidas
é uma força incontrolável
que controla nossas vidas.
Arlindo Tadeu Hagen

Eu te amo tanto, mas tanto,
que já pus num pedestal
toda a glória desse encanto,
que se tornou imortal !
Luiz Carlos Abritta

Não te rendas nunca à dor,
se o teu bem tem rumo incerto,
pois, muitas vezes, no amor,
esse longe é muito perto!
Eduardo A O Toledo

Se houver alguém precisando
de que você faça um bem,
não se importe com o “quando”,
nem o “como”, nem “a quem”.
Antonio Colavite Filho

Partes, levando a metade
da metade que eu já sou,
deixando inteira a saudade
na metade que restou...
Divenei Boseli

Os agrados de verdade
que você me prometeu,
me fazem sentir saudade
do que não aconteceu!...
Neide Rocha Portugal

Alegria em plenitude
cultiva dentro do peito
quem dá valor à virtude
e menospreza o defeito.
Olympio Coutinho

Cava o tempo uma cratera
onde a infância se ocultou,
pois não encontro quem era
no semblante de quem sou...
Sérgio Bernardo

Bravura é viver sorrindo,
embora seja evidente
que a vida é dor insistindo
em ser mais forte que a gente.
Thalma Tavares

Ao seu filho, desde cedo,
ministre a boa lição:
em vez de armas de brinquedo,
ponha um livro em sua mão!
Wanda de Paula Mourthé

Mostrarão progressos falsos
as cidades adiantadas,
enquanto houver pés descalços
em suas ruas calçadas!
José Fabiano

Esquece a luta perdida
porque, mais que insensatez,
lembrar fracassos na vida
é fracassar outra vez!
José Tavares de Lima

A semente, pequenina,
sob a terra protegida,
é assinatura divina
no grande livro da vida.
Selma Patti Spinelli

Minhas forças fugidias,
foi-se há muito a mocidade;
ah, inverno dos meus dias,
do verão, quanta saudade!
Jessé Nascimento

No espaço da folha branca
o universo do escritor,
torna a vida bem mais franca
se traça versos de amor.
Nilton Manoel Teixeira

Meu perdão foi em tributo
a uma lágrima suspensa
- um detalhe diminuto
mas que fez a diferença...
Darly de Oliveira Barros

O silêncio traz a paz
do universo e se engrandece,
com amor que o homem faz
do silêncio sua prece!
Roberto Tchepelentyky

A onda toda vez quando
na praia vem deslizar,
parece o pranto rolando
dos olhos tristes do mar…
Ercy Maria Marques de Faria

Na tarefa que lhe cabe,
Deus trabalha com você;
mas, por você, já se sabe,
Deus não faz nem diz por quê.
Amilton  Monteiro

Você sozinho... eu sozinha!...
por sorte, a chuva caiu
e, sob a mesma sombrinha,
o destino nos uniu!
Therezinha Brisolla

Dei a ti meu coração,
muito te amei e te quis.
Se tudo foi ilusão,
não importa, fui feliz!...
João Costa

Fizeste tanto mistério
sobre o que por mim sentias,
que, quando falaste a sério,
já não cri no que dizias.
Jaime Pina da Silveira

Já que não posso mantê-las
ao alcance do meu braço,
eu canto minhas estrelas
em cada verso que faço.
Francisco Pessoa

Distante dos teus afagos,
nesta inquieta nostalgia,
meus olhos formam dois lagos
que me afogam todo dia!
Francisco Garcia

Sendo a trova um doce encanto,
eu me tornei trovador
e em quatro versos eu canto...
os sonhos vivos do amor!
Ana Maria Guerrize Gouveia

Verdade, princípio certo,
dispensa comprovação;
porém, neste mundo incerto
exige prova de ação.
Mifori

Dois mimos teus inda anseio,
pois vivos n’alma os mantive:
o abraço que jamais veio
e o beijo que nunca tive!
Humberto Rodrigues Neto

Em surdina acenas, chamas,
pra deslizar em teus braços,
sem se perceber que clamas,
p' lo mimo de meus abraços.
Gabriela Pais - Portugal

♥♥♥

Trovas Hispánicas


El Sol borda la montaña
y usando hilos dorados
deja ver por la mañana
sus oros acrisolados.
Cristina Olivera Chávez / México /USA

Busca en tu imaginación
la forma de progresar
y que en esa proyección,
nadie te pueda alcanzar.
Hildebrando Rodríguez / Venezuela

Una forma de encontrar
el cambio en la sociedad
es que pueda disfrutar,
la gente de tu humildad.
Carlos E Rodríguez Sánchez / Venezuela - USA

Si la voz del pensamiento
recrimina la evidencia,
no piense en el escarmiento
y párele a su consciencia.
Jesús H. Rodríguez S. /Venezuela

Con el cielo aun oscuro
abro al mundo mi ventana,
y respiro el aire puro
del Seridó, la Sultana.
Rafael  Ramos Nápoles/Venezuela

En tu pensamiento veo
la honestidad de tu ser...
En tu sentimiento creo
y tuyo es mi amanecer...
Ramon Rojas Morel/ Argentina

Serías luz en los ojos,
Honestidad fantasmal,
si los más vanos antojos
no sirvieran de fanal.
Maria Oreto Martínez Sanchis/España

Con Honestidad razono
la trova que de verdad
se relaciona  al  encono,
no lleva sinceridad.
Rafael Mérida Cruz Lazcano/Guatemala

La honestidad es decencia
para decir las verdades
aunque nos cuesten ¡Sapiencia
que supera mezquindades!
Irene Mercedes Aguirre /Argentina

Vivir con honestidad
es símbolo del clamor
que produce la verdad
gloriosa del gran amor.
Carlos Imaz Alcaide /Francia

Haz el cambio, sé consciente
que tu mundo es una nave
donde viajan, igualmente,
el tigre, el hombre y el ave.
Maria Elena Espinosa Mata  / México

Cambio mis ojos gastados
por unos ojos sinceros
que al ver hacia mis costados
alumbren como luceros.
Mirta Lílian Cordido  /Argentina

Hay cualidades morales
que no se pueden perder:
la honestidad con caudales
y el honor en el deber.
Héctor José Corredor Cuervo /Colombia

Mi tierra alegre palpita
con su música de amor,
cuando el Merengue la agita
con su exótico clamor!
Manuel S. Leyva Martínez/ México

La huella de tu sublime alma
es reflejo de bondad,
regresándome la calma
espejo de honestidad.
Miguel Ángel Muñoz Cortés/España

Honestidad y tristeza
manto para la amargura
su rumbo fue la nobleza
sueño de luz y ternura.
Luis Alfredo Rivas Mazzei/Venezuela

Alto honor en la existencia
ofrenda la HONESTIDAD,
sobre todo en la conciencia
es sello de integridad.
Liz Castro Rivera-/México

Trova que exalta el poeta,
es un haz de claridad,
nota que vuela repleta
de luz en la honestidad.
Susana Stefania Cerutti /Argentina

La música ha de arrullar
los más delicados sueños
los rostros pacificar
entonándolos risueños.
Hilda Augusta Schiavoni /Argentina

La ventana más bonita
es la de tu corazón,
en donde mi amor palpita    
con sublime devoción.
Claudio Garibaldy Martínez Segura / Rep. Dominicana

Me gusta abrir la ventana,
para mirar a lo lejos;
la increíble filigrana
que hace el sol con sus reflejos.
Catalina Margarita Mangione / Argentina

Tras los cristales yo miro
la lluvia de la mañana,
de mi alma sale un suspiro
mientras miro la ventana.
Germán Echeverría Aros / Chile

Asomada a mi ventana
pedí un deseo al Señor,
que tengamos un mañana
lleno de paz y de amor...
Ángela Desirée Palacios / Venezuela

Estrella dormida sueña
ver abrirse tu ventana,
para sentirse tu dueña
hasta llegar la mañana.
María Rosa Rzepka / Argentina

Bella tierra de Santana,
capital de Seridó,
tiene abierta su ventana
el corazón de Caicó.
Maria Cristina Fervier-Argentina

Asomada a mi ventana
veo horizontes de ausencia,
rezaré hasta la mañana
para encontrar tu presencia.
Alicia Borgogno  / Argentina

Ay! casita de mi infancia
yo te canto con mi ausencia
la ventana y su fragancia,
esperan ya mi presencia...
Ady Yagur / Jerusalén

Las flores a tu ventana,
llevaré con mi alegría.
¡Espérame en la mañana
pues amor... será tu día!
Ana María Di Bert / Argentina

Anhelo una gran ventana
que al mundo le de otra suerte
y que a partir de mañana
no haya guerras ni  más muerte.
Carlos Cortez Bustamante / México


La vida te da sorpresas
sorpresas te da la vida
cuantos más sueños apresas
más te sientes bendecida.
Libia Beatriz Carciofetti / Argentina

******





6 comentarios:

  1. Un bendecido Junio para todos los trovadores y demás escritores.
    Lean , inviten y compartan ...TROVAMAR ES DE TODOS♥♥♥♥

    ResponderEliminar
  2. Preciosa revista que es un placer leer. Felicitaciones, cada vez es más hermosa.

    Un abrazo a todos los trovadores y trovadoras

    ResponderEliminar
  3. Parabéns aos queridos irmãos trovadores que com tanto amor e carinho preparam mensalmente essa primorosa seleção de trovas para todos os amantes da Poesia. Parabéns e muito obrigado, pela gentil remessa, que, em meu caso, a recebo com o dobro de felicidade, por ver também a minha modesta trova entre as Trovas de tantas celebridades poéticas de hoje e do inesquecível passado! Atenciosamente, amilton

    ResponderEliminar
  4. Senti falta de menção ao nome de Joubert de Araújo Silva (1915-1993) que participava ativamente dos Jogos Florais e recebeu o título de Príncipe dos Trovadores Brasileiros pela riqueza e originalidade de suas trovas. Além de trovador ele foi também excelente sonetista. Uma de suas trovas:
    Enganam-se os ditadores,
    que, no seu furor medonho,
    mandam matar sonhadores,
    pensando matar o sonho!

    ResponderEliminar
  5. Estimada Gislaine, mis felicitaciones por tus logros. Un saludo cordial a la distancia desde Chile

    ResponderEliminar
  6. FICO IMENSAMENTE FELIZ AO RECEBER ESSA PUBLICAÇÃO LINDA... FICO A SONHAR E SONHO BELEZAS...

    ResponderEliminar