Translate

martes, 2 de febrero de 2016

Ano 12-N 133- Trovamar de fevereiro de 2016








Ano 12-N 133-  Trovamar de fevereiro  de 2016
União Brasileira de Trovadores – Porto Alegre -RS
Traducción al español por Cristina Olivera Chávez –USA
Formatação: Libia Beatriz Carciofetti- Argentina
Editorial: A A de Assis-SC (aaa)
Editora: Gislaine Canales
Porto Alegre/RS
Rua Duque de Caxias-707/203
Centro- CEP: 90.010-282
Tel. (51) - 3227-2859 Cel. (51)-8283-8245
Visite:



Somos de fato irmãos?

Amamos a trova por dois motivos principais: primeiro, por ser ela o mais doce modo de ser poeta; segundo, por ser ela a mais bonita forma de fazer amigos. Posto isso, data venia, convenhamos que de vez em quando faz bem nos questionarmos sobre se de fato, e até que ponto, estamos contribuindo para preservar e fortalecer os laços de fraternidade que há mais de meio século nos unem. Lembremo-nos, principalmente, da imensa responsabilidade que é nos chamarmos uns aos outros de irmãos. Ser irmão é algo muito sério: é amar e respeitar o outro; é jamais considerar o outro maior ou menor que nós; é jamais permitir que a competição, a inveja, a arrogância, ou qualquer impulso desse tipo nos levem a olhar o outro como adversário; é jamais fofocar, maldizer, caluniar o outro. Ser irmão é compreender, ajudar, incentivar, valorizar o outro. E é também agir sempre de tal maneira que o outro nos veja como alguém em quem possa irrestritamente confiar, pela nossa dignidade, pela nossa lealdade, pela certeza absoluta de que em hipótese alguma trairemos a amizade que o outro nos dedica. Alguma crítica leve, algum momento de mau humor, alguma torcidinha de nariz, tudo isso é normal em qualquer família. Mas “sem jamais perder a ternura”. Sobretudo sem jamais esquecer que a fraternidade é a mais importante característica de nossa bela escola literária, portanto o nosso máximo tesouro. (aaa)

Saudade

Na vida, que te conduz
às mais diversas pelejas,
se não puderes ser luz,
que, ao menos, sombra não sejas.
João Freire Filho

Senhor Deus, ó Pai dos pais,
por que motivo consentes,
entre teus filhos iguais,
destinos tão diferentes?
João Rangel Coelho

Pergunta-lhe o vaga-lume:
– “Por que me vens maltratar?”
E o sapo, com azedume:
– “Porque estás sempre a brilhar!”
João Ribeiro

No meu humilde viver
a solidão é tamanha,
que só me falta perder
a sombra que me acompanha.
José Carlos de Lery Guimarães

☼♫☼♫☼

¿Somos de hecho hermanos?

Amamos la trova por dos motivos principales: primero, por ser ella el más dulce modo de ser poeta; segundo, por ser ella la más bonita forma de hacer amigos. Aunque esa, fecha venía, convengamos que de vez en cuando hace bien en cuestionarnos sobre si de hecho, y hasta que punto, estamos contribuyendo para preservar y fortalecer los lazos de fraternidad que hace más de medio siglo nos unen. Recordemos, principalmente, de la inmensa responsabilidad que es en llamarnos unos a los otros de hermanos. Ser hermano es algo muy serio: es amar y respetar al otro; es jamás considerar al otro mayor o menor que nosotros; es jamás permitir que la competición, la envidia, la arrogancia, o cualquier impulso de ese tipo nos lleven a mirar al otro como adversario; es jamás chismorrear, maldecir, calumniar al otro. Ser hermano es comprender, ayudar, incentivar, valorizar al otro. Y es también actuar siempre de tal manera que el otro nos vea como alguien en quien pueda ilimitadamente confiar, por nuestra dignidad, por nuestra lealtad, por la  certeza absoluta de que en hipótesis alguna traeremos la amistad que el otro nos dedica. Alguna crítica leve, algún momento de mal humor, alguna torcedura de nariz, todo eso es normal en cualquier familia. Más “sin jamás perder la ternura”. Sobre todo sin jamás olvidar que la fraternidad es la más importante característica de nuestra bella escuela literaria, por lo tanto nuestro máximo tesoro. (aaa)


Añoranza

La vida, tiene capuz
las más diversas peleas,
si no pudieres ser luz,
que, al menos, sombra no seas.
João Freire Filho

Señor Dios, Padre de padres,
por que motivo consientes,
entre tus hijos no cuadres,
destinos tan diferentes?
João Rangel Coelho

Pregunta la luciérnaga :
– “¿Por qué me viene amagar?”
Y el sapo, que mal la amaga:
– “Porque siempre has de brillar!”
João Ribeiro

En mi humilde padecer
la soledad es montaña ,
sólo  me falta perder
la sombra que me acompaña.
José Carlos de Lery Guimarães


Glosas de Gislaine Canales
Glosando José Lucas de Barros

ONDE ESTÁ DEUS!

MOTE:

Irmã, Deus está presente,
no mundo, em todo lugar,
desde o coração da gente
ao esplendor estelar.

Irmã, Deus está presente,

sempre, onde existe beleza,
Deus é, do amor, a semente
de onde brota a natureza!

Nós O podemos sentir,
no mundo, em todo lugar,
no poder de ir e vir
e em nossa força de amar!

É Deus, a imagem luzente,
que nos traz a paz e a calma,
desde o coração da gente
se acomodando em nossa alma!

É uma bênção, sentir Deus
na terra, no céu, no mar,
brilhando os poderes seus
ao esplendor estelar.

Glosando José Lucas de Barros
Traducida por Cristina Oliveira-USA

¡DONDE ESTÁ DIOS!

MOTE:

Hermana, está Dios presente,
en éste mundo y lugar,
al corazón de la gente
¡al esplendor estelar!


Hermana, está Dios presente,
siempre, donde haya belleza,
Dios es, de amor, la simiente
¡en donde hay naturaleza!

Y lo podemos sentir,
en éste mundo y lugar,
su poder de ir y venir
¡en nuestra fuerza de amar!

Es Dios, la imagen luciente,
que nos trae paz y calma,
al corazón de la gente
¡o se acomoda en nuestra alma!

Bendición, a Dios sentir
en la tierra, cielo y mar,
brillando en poder latir
¡al esplendor estelar! 


Gazetinha:

Muitas  vezes, eu me ponho
a sonhar...e,  num segundo,
nas  asas  desse meu sonho,
eu  viajo  pelo  mundo!
Delcy Canalles


Penso, falo, escuto e rio
como todos hominais.
Choro e sinto calafrio...
Sou poeta, nada mais!
Nei Garcez

PROGRAMA DE RÁDIO QUE DIVULGA A TROVA E OS TROVADORES:
Rádio Seridó AM 1100khz.
“Momentos com os nossos Poetas”, que homenageia e recita trovas de todos os recantos do Brasil.
Todos os domingos das 16h00 min às 17h00 min horas .

Prof. Garcia-RN
Por favor, participe, o telefone é 0XX. 84.3421.2500.


Trovas do Sul

O mar é o mais doce amante
pois não cansa de beijar,
num lirismo alucinante,
toda praia que encontrar!
Gislaine Canales

Vai longe, vai longe o rio
onde banhei minha infância...
Lá longe rola macio,
regando o tempo e a distância.
A A de Assis

Quando a tristeza me alcança,
vencido pelos cansaços,
iço a vela da esperança,
rumo ao porto dos teus braços.
Flávio Roberto Stefani

Enquanto a vida não passa
enquanto a morte não vem,
quem deixa marcas de graça
têm outros mundos no além.
Ari Santos de Campos

Um segredo bem guardado
é uma prova de amor
para quem foi confiado
entregar a grande dor.
Edla da Costa Sens

Muito pouco foi preciso
para em Deus acreditar...
- No encanto do teu sorriso,
eu vejo o céu se espelhar.
Maria Luiza Walendowsky

Quero dizer-te um segredo
que não confio a ninguém:
“Eu te amo”, e estou com medo,
e peço aos anjos amém.
Gledis Tissot

Perco tanto tempo, enfim,
e o tempo nunca foi meu.
O tempo se vai de mim,
fica o tempo e lá vou eu.
Lucia Barcelos

Neste mundo da poesia,
de bondade e bem-querer,
vocês são a energia
que ilumina este meu ser.
Nei Garcez

O sol e a lua se amaram
às escondidas, ao léu.
Tempos depois despontaram
milhões de estrelas no céu.
Doralice Gomes da Rosa

Volto pela mesma estrada,
a trilha nem foi desfeita...
solidão me fez calada
ante a saudade à espreita.
Maria Conceição Fagundes

Não tarda vir a alvorada,
trazendo nova esperança,
de prosseguir na jornada
com mais fé e mais confiança.
Ialmar Pio

A fuga não leva a nada,
meu caminho eu sigo em frente.
Em toda e qualquer estrada,
há um anjo guardando a gente.
Jaqueline Machado

Amor é pérola oculta
que nos traz felicidade.
Boa amizade resulta:
convívio e fraternidade.
Luci Barbijan

Quero ver todos sorrindo,
quero amor, saúde, afeto,
um mundo de paz bem lindo
pra receber meu bisneto.
Neoly de Oliveira Vargas

Poeta são pescadores
de palavras e emoção:
fisgam assim seus amores
com os versos da paixão.
Eliana Ruiz Jimenez

Pelo universo das cores
o poeta se anuncia,
e Maringá colhe as flores
dos versos... da Academia.
Neide Rocha Portugal

Feliz quem desde menino,
pela boa educação,
do trabalho faz um hino
e da vida uma canção.
Jorge Fregadolli

O vento soprando forte,
do galho derruba o ninho.
Dos filhos, chorando a morte,
pia triste o passarinho.
Alberto Paco

Trovador, canta o teu canto,
que sabes cantar tão bem,
porque se a vida traz pranto,
traz alegria também!
Janske Schlenker

Um romântico poeta
tem seu dia, sim senhor,
e, por ser do amor esteta,
com certeza é um trovador!
Maurício N. Friedrich

A mãe pro recém-nascido
pediu graças ao Senhor.
E Ele, ouvindo o bom pedido,
deu-lhe o dom de Trovador.
Lília de Souza

Na beleza se comprova,
(não são coincidências vãs,)
de que Curitiba e a Trova
são duas “rosas” irmãs.
Wandira Fagundes Queiroz

Trovadores, em repentes,
se unem num elo de luz,
e as trovas formam correntes:
de emoção... que nos seduz.
Vanda Alves

A vida, tão complicada
(quanta vez isto se prova!),
pode estar toda encerrada
na pequenez de uma trova.
Vanda Fagundes Queiroz

No clarão da velha chama,
de ritmos e de valores,
Curitibano conclama:
- Rimai por nós, trovadores!
Andréa Motta

Na linda manhã de sol
ouvi uma canção tão bela...
Eu debaixo do lençol
e a cigarra na janela!
Mª da Graça S. de Araújo

Se já viveste bastante,
se já sofreste também,
por certo já vai distante
o peso que a vida tem!
Cyroba Ritzmann



Pra minha Fé não existe
nem o menor subterfúgio.
Estando eu alegre ou triste
tenho Deus por meu refúgio.
Roza de Oliveira

Ante um fato contundente,
não podendo fazer nada,
é nas mãos do Onipotente
que eu coloco a minha estrada.
Lucília Trindade Decarli


Trovas de outros Parnasos

Na noite do desencanto,
mesmo que pareça oculto,
no amigo que enxuga o pranto,
eu vejo de Deus, o vulto...
Domitila Beltrame

A flor... um perfume... um nada...
um verso...a carta de amigo...
-é a saudade, disfarçada,
que vive a brincar comigo...
Carolina Ramos

Você voltou e hoje eu vejo
que o meu abraço de então
foi muito mais de desejo
do que, de fato, perdão!
Arlindo Tadeu Hagen

Tira o véu da hipocrisia,
joga longe esse teu manto,
e verás que a noite fria
se transforma em puro encanto.
Luiz Carlos Abritta

Quanta tristeza me invade
nesta vida amargurada...
-Eu quero sentir saudade,
sem ter saudade de nada!
Clenir Neves Ribeiro

Na varanda, ao rés do chão,
a simbiose é perfeita:
a lua estende o colchão
e a fantasia se deita!
José Ouverney

O tempo, com maestria,
fez, do riso e do desgosto,
um atalho, a cada dia,
nos “caminhos”... do meu rosto!
Therezinha Dieguez Brisolla

Teus rogos se estás sozinho,
pleno de amor, Deus atende,
mas a luz do teu caminho
teu coração é que acende!
Gilvan C. da Silva

Quero um natal diferente
com muita paz e união;
que as bênçãos do Onipotente
alcance a toda Nação.
Roberto Pinheiro Acruche

Aqui tens este meu verso,
escrito com muito amor,
ele espalha no Universo,
arroubos de um Trovador!
Ayda Bochi Brum

No lento passar das horas,
em insônia e devaneio,
contei inúteis auroras,
à espera de quem não veio.
Wanda Mourthé

Bendito quem no caminho,
plantando o amor entre irmãos,
tem mãos que se fazem ninho
para aquecer outras mãos!
Pedro Ornellas

Numa expressão comovida,
que a minha vida conforte,
mais vale um pranto de vida
que mil sorrisos de morte.
Humberto Del Maestro

Sentimos tanta alegria,
quando estamos abraçados,
que, para nós qualquer dia
é dia dos namorados!
Divenei Boseli

Se a noite a Deus aprouvesse
ser tão clara quanto o dia,
caso outra luz não nos desse
nunca o Sol apagaria!
Diamantino Ferreira

Folhas migradas de outono,
tais quais meus sonhos trincados,
num chão dormente, sem sono,
vagam, buscando outros prados...
Dáguima Verônica

Seu convite amarelado
que hoje encontrei sem querer,
ressuscitou um passado
que eu vivo para esquecer.
Maria Nascimento S. Carvalho

Se o destino deu-me as costas,
resoluto, eu me defino,
mesmo não tendo as respostas
para o meu próprio destino!
Professor Garcia

Busquei seguir o meu tino
para encontrar a proposta
que a vida pôs no destino,
mas não me deu a resposta!
Eva Yanni Garcia

Minha dor já foi embora,
depois que tu deste as costas...
Mas o silêncio ainda chora
buscando as tuas respostas...!
Mara Melinni

Traçando a rota de fuga,
para aumentar meu desgosto,
vejo nascer outra ruga
entre as rugas do meu rosto!
Antonio Colavite Filho

No ritmo dos desenganos,
vi nosso sonho, veloz,
correr na esteira dos anos,
morrer bem antes de nós.
Manoel Cavalcante de Souza Castro
:
Na esteira da tua imagem,
me perco na trajetória
e  me transporto, em viagem,
às miragens da memória.
Heder Rubens Silveira e Souza

A boa escola melhora
a vida em comunidade
e o dom da pessoa aflora
na sustentabilidade!
Mifori

Contemplo o correr dos anos
e, o que fere e faz sofrer
não é somar desenganos,
é a mentira em meu viver!
José Valdez de Castro Moura

A fé, de crenças tamanhas,
é um rio largo e bendito
que vai transpondo montanhas
e deságua no infinito!
Eduardo A O Toledo

Dizem que amas de mentira,
mas gosto de acreditar,
e até que um dia eu confira,
vou-me deixando enganar.
Dorothy Jansson Moretti

As flores fito uma a uma,
e mais que eu nelas repare,
em beleza não há nenhuma
que contigo se compare!
Humberto Rodrigues Neto

Tão certo quanto a laranja
é toda feita de gomos,
amigo bom sempre arranja
como elevar o que somos!
Amilton Maciel

Se no fim ficarei sem,
por que razão tanto empenho?
No entanto, pensando bem,
tenho tudo e nada tenho...
Jota de Jesus


Trovas Hispánicas


 La Virgen de los Dolores
es mártir como Jesús
llora por los pecadores
y va cargando su cruz!
Cristina Oliveira Chávez- USA

El que tu forma de actuar
sea diferente a la mía,
no puede justificar
que intermedie la apatía.
Jesús H. Rodríguez S  -Venezuela

Me gusta abrir la ventana,
para mirar a lo lejos;
la increíble filigrana
que hace el sol con sus reflejos.
Marga Mangione-Argentina

Todos podemos triunfar
si actuamos con coherencia,
paz y amor se ha de lograr
lo confirma mi experiencia.
Carlos E Rodríguez /Venezuela/USA

Una mirada me diste
cuando pasé por tu lado;
de nuevo a pasar insiste
este ser enamorado.
Hildebrando Rodríguez-Venezuela

En palabra y pensamiento
debe tener coherencia
aquel que en todo momento
limpia quiere la conciencia.
Ernestina Ramírez Escobar/ Mexico

Existirá vida plena              
en la humana convivencia,
si el mensaje de amor suena
con  su clara coherencia.
Carlos Cortez Bustamante / México

Con su mochila de sueños
los migrantes van llegando,
de sus sufrimientos dueños,
un mundo justo buscando.
Dora Forletti /Argentina

La Patria dejas, migrante.
El cuerpo se moviliza,
pero el alma, caminante,
en tu interior, agoniza.
Sara Baca Vaca ( Angelina Sara )/México

Migrantes hacen camino
amor, trabajo y desvelo.
Aferrándose al destino
construyen  su nuevo vuelo.
Anahi Duzevich Bezoz -Argentina

Siempre el migrante se estrella
cuando baja y llega al puerto.
pues ve que en su piel se mella
la soledad del desierto.
Hilda Augusta Schiavoni / Argentina

Esperanza de que vuelvas
a mis brazos nuevamente,
y sentir que en ti me envuelvas
con caricias dulcemente.
Ángela Desirée Palacios / Venezuela

En su inmensidad la Pampa
nos da augurio de bonanza,
uva, trigo, leña, campa
y la luz de la esperanza.
Susana Stefania Ceruti / Argentina

La guerra, bestia inmutable,
destruye paz y bonanza.
La humanidad indomable
teje sueños y esperanza.
Gisela Cueto Lacomba / Cuba

Siempre nace la esperanza
como luz  en la penumbra,
es la paz que nos alcanza
nos da dicha y nos alumbra.
Martha Alicia Qui Aguirre /México

Con Jesús resucitado
Dios nos da nueva Esperanza;
Cuando fue crucificado
vida y bienaventuranza.
Ricardo Ducoing /México

Vamos a unir nuestras manos
sin perder la esperanza,
caminando como hermanos
¡pues así la paz se alcanza!
Blanca Luz Ramírez Valenciano/Colombia

Si tú tienes esperanza
Alegría, luz y anhelo,
Ten en pleno la confianza
Que te habrás ganado el cielo.
Mirta Lilian Cordido/Argentina

Acaricio la esperanza
para bien de los humanos,
una meta que se alcanza
si nos vemos como hermanos!
Raúl Barba Arciniega / México

Perdón es palabra sana
que al espíritu lo cura
no esperes hasta mañana,
pide perdón con premura.
Dioselina Ivaldi de Sedas/Panamá

La esperanza  y la constancia
en caminos de la vida
logran fruto en abundancia
y alegría sin medida.
Héctor José Corredor Cuervo / Colombia

Vamos a unir nuestras manos
sin perder la esperanza,
caminando como hermanos
¡pues así la paz se alcanza!
Blanca Luz Ramírez Valenciano/Colombia

Palabra maravillosa
que lo más divino alcanza,
pues de forma primorosa
ella siempre da ¡ Esperanza !
Carlos Imaz Alcaide /Francia

Es mi esperanza que el Mundo
logre la paz y hermandad,
y haga un planeta fecundo
con amor, fe y bondad.
Elena Guede Alonso / Perú

La esperanza  y la constancia
en caminos de la vida
logran fruto en abundancia
y alegría sin medida.
Héctor José Corredor Cuervo /Colombia

Me agarro de la esperanza,
libero mi corazón,
no pierdo en ti la confianza
y vuelo tras mi ilusión.
Ramón Rojas Morel / Argentina

Yo deseo ser tu dueño
amada de mis desvelos,
y siempre será mi empeño
la esperanza de mis cielos.
Germán Echeverría Aros /Chile

Es la ESPERANZA el anhelo
un sentimiento profundo,
y en la humanidad desvelo
por que haya paz en el mundo.
Alfredo Garibo Olea / México

La paz mundial lograré
la esperanza me acompaña,
porque sé que triunfaré
es que sigo esta campaña!
Jamil William Piscoya /Perú


Un amigo es un hermano
obra de amor en la tierra
nunca le niegues tu mano
busca la paz no la guerra.
Libia Beatriz Carciofetti/ Argentina




2 comentarios:

  1. Deseando que hayas comenzado bien el año 2016, rogando la bendición de DIOS, para todos los que me leen, con los dos pies en febrero les digo de ♥ ¡GRACIAS! Por acompañarme siempre..."Revista TROVAMAR"

    ResponderEliminar
  2. Desejando que você começou no ano de 2016, suplicando a bênção de Deus, por tudo o que eu li, eu digo com ambos os pés em fevereiro do ♥ Obrigado! Por estarem comigo sempre... Revista TROVAMAR

    ResponderEliminar