Translate

martes, 3 de noviembre de 2015

Ano 11-N 130- Trovamar de novembro de 2015








Ano 11-N 130-  Trovamar de novembro  de 2015
União Brasileira de Trovadores – Porto Alegre -RS
Traducción al español por Cristina Olivera Chávez –USA
Formatação: Libia Beatriz Carciofetti- Argentina
Editorial: A A de Assis-SC (aaa)
Editora: Gislaine Canales
Porto Alegre/RS
Rua Duque de Caxias-707/203
Centro- CEP: 90.010-282
Tel. (51) - 3227-2859 Cel. (51)-8283-8245
Visite:


♥♥♥

A nobreza da trova

Durante a cerimônia de posse do trovador Adelmar Tavares na Academia Brasileira de Letras (cadeira n. 11), no dia 4-9-1926, foi ele saudado pelo filólogo Laudelino Freire com um memorável discurso, do qual transcrevemos este trecho marcante: “– Tanto que surgiu, revelou-se a trova poesia rigorosa na técnica, na rima e na sonoridade rítmica. Aperfeiçoou-se na beleza dos temas, na agudeza dos conceitos e na harmonia das palavras. Cultivaram-na finos espíritos, entre nobres e burgueses, reis, damas e monges, e foi nesse ambiente de aristocracia que se desenvolveu até chegar à perfeição, sem desvestir da nobreza das suas origens. Da antiga província romana, onde nasceu para a nossa língua, emigrou como alva flor, para, perfumando a arte noutros meios, entreabrir-se aos brincos da fantasia. Modo natural e simples de poetar, a trova é a expressão mais espontânea dos sentimentos que o amor inspira. Será sempre, por isso, a poesia do coração, na qual entra a arte apenas para enfeitá-la com as pompas da forma apurada e perfeita. (In: Campos, Humberto de. Antologia da Academia Brasileira de Letras. Rio de Janeiro: Jackson, 1954, p. 431)  (aaa)

Saudade

Poucos sabem que não sabem
tudo o que dizem saber.
Maiores saberes cabem
nos que sabem sem dizer.
Aparício Fernandes

Ó meus sonhos de rapaz,
trazei-me as pernas de outrora,
que eu quero correr atrás
dos sonhos que vão embora.
Archimimo Lapagesse

Entre um trovador e um santo,
que diferença hei de achar?
Um reza a Deus no seu canto,
outro canta em seu rezar.
Brasil dos Reis

Quanta vez, ante o embaraço
de uma decisão qualquer,
o espaço de um curto passo
muda o destino da gente!
Carlos Guimarães

♥♥♥


La nobleza de la trova

 Durante la ceremonia de posesión del trovador Adelmar Tavares en la  Academia Brasileña de Letras (silla n. 11), el día 4-9-1926, fue añorado por el filólogo Laudelino Freire con un memoráble discurso, del cual transcribimos este fragmento marcado: “– Tanto que surgió, se reveló la trova poesía rigurosa en la técnica, en la rima y en la sonoridad rítmica. Perfeccionandose en la belleza de los temas, en la agudeza de los conceptos y en la armonía de las palabras. Cultivaran en los finos espíritus, entre nobles y burgueses, reyes, damas y monjes, y fue en ese ambiente de aristocracia que se desenvolvió hasta llegar a la perfección, sin desvestir sus origenes. De la antigua província romana, donde nació para nuestra lengua, emigró como alba flor, para, perfumar el arte en nuestros medios, entreabrirse a los juegos de la fantasía. Modo natural y simple de poetar, la trova es la expresión más espontánea de los sentimientos que el amor inspira. Será siempre, por eso, la poesía del corazón, en la cual entra el arte apenas para adornarla con las pompas de la forma apurada y perfecta. (In: Campos, Humberto de. Antología de la Academia Brasileña de Letras. Río de Janeiro: Jackson, 1954, p. 431)


Añoranza

Pocos saben que no saben
todo que dicen saber.
Mayores saberes caben
los que saben comprender.
Aparício Fernandes

En mis sueños de rapaz,
tracé las piernas de otrora,
que quiero correr atrás
los sueños que van ahora.
Archimimo Lapagesse

Entre un trovador y un santo,
que diferencia he de allar?
Uno reza a Dios  su canto,
otro canta en su rezar.
Brasil dos Reis

Cuanta vez, ante embarazo
de una decisión urgente,
el espacio en corto paso
muda el destino en la gente!
Carlos Guimarães

♫♥♥♥♫
Glosas de Gislaine Canales

Glosando Luís de Camões

PARA VOS VER...

MOTE:

Quero que me despojeis
da alma e quanto eu tiver,
contanto que me deixeis
os olhos para vos ver!

Quero que me despojeis
de tudo que em mim restou
e, em troca, recebereis
o quase nada que sou!

Despojai-me, meu Senhor,
da alma e quanto eu tiver,
longe deixarei a dor,
nem a lembrarei sequer!

De tudo o que me fareis
eu não ficarei nem triste,
contanto que me deixeis
a visão que em mim existe!

Viverei grande emoção
que até vai me comover,
pois terei no coração...
Os olhos para vos ver!

Glosando Luís de Camões
Traducida por Cristina Olivera Chávez-USA

PARA VOS VER...
MOTE:

Quiero que me despojéis
del alma o que poseer,
entretanto me dejéis
los ojos para vos ver!

Quiero que me despojéis
de todo que en mi restó
y, en cambio, recibiréis
lo que poco en mi quedó!

Despójame, mi Señor,
del alma o  que poseer,
lejos dejaré el dolor,
ni acordar he de querer!

De todo lo que me haréis
yo no quedaré ni triste,
entretanto me dejéis
esa visión que en mi existe!

Viviré gran emoción
que hasta me va ha conmover,
pues tendré en el corazón...
Los ojos para vos ver!

♥♥♥

Gazetinha


PALAVRAS DE LUIZ POETA, SOBRE OS FLORAIS DE PORTO ALEGRE/RS, 2015.

 PARABÉNS, UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES DE PORTO ALEGRE  Sempre digo que a trova é a célula tronco de todos os gêneros literários e confesso que não conheço um grupo mais unido que o dos trovadores, o que confirmei nos Jogos Florais de Porto Alegre, quando fomos recebidos pelo seu Presidente Flávio Stefani, cuja dedicação para
 nos proporcionar uma das melhores recepções que já tivemos, foi ímpar em todos os sentidos, desde a chegada e estada no Hotel SESC Campestre, ao Tour que realizamos pelos melhores pontos da cidade e à solenidade de premiação ocorrida na Câmara Municipal de Porto Alegre. A Academia Pan-Americana de Letras e Artes, que presido, outorgou, honradamente, Moção do Mérito Literário a Fábio Stefani, pelo trabalho que realiza em prol da cultura nacional, como também à Trovadora Gislaine Canales [1], pela promoção "internacional" da Literatura Brasileira e da Trova de todos nós. >
Agradeço, também, ao Secretário Adjunto de Turismo, Dr. José Peres, que somou com o nosso querido presidente, proporcionando-nos indeléveis momentos de muita alegria e confraternização, como também - e especialmente - à belíssima escritora gaúcha Ana Pregardier , que primeiramente nos recebeu, tornando-se nossa grande anfitriã e apresentando-nos aos mais embevecedores pontos
turísticos  da cidade.
Desde a realização de danças típicas do Rio Grande do Sul, que reverenciaram nossos amados migrantes portugueses, espanhóis, italianos e alemães, à sublime celebração da missa em trovas, ao agradabilíssimo "tour" que fizemos, das comidas que degustamos, às
premiações que recebemos, nacional e internacionalmente, tudo tornou-se indubitavelmente indelével, somado aos tão fraternais abraços que trocamos. Agradeço ao talentosíssimo cantor, compositor. Músico e artista gaúcho Tom Lima , que gentilmente me cedeu a sua mágica guitarra,dando-me a honra do acompanhamento na bateria, para que pudesse reverenciar - indiscriminadamente - todos os trovadores de todo o Brasil, Argentina y Panamá presentes.
Por isso, amados irmãos trovadores, agradecendo ao querido irmão Flávio Stefani, agradeço a todos que conheci, abracei e amei. e que me trataram com o mesmo respeito, carinho e admiração que procuro agora retribuir pelas fotos que trazem cada um de vocês para o meucoração.
Deus os abençoe sempre, rica e abundantemente.
Luiz Poeta - Trovador, Diretor Musical da União Brasileira de
Trovadores - Seção Rio de Janeiro e Presidente da Academia
Pan-Americana de Letras e Artes..

                                             
 


PROGRAMA DE RÁDIO QUE DIVULGA A TROVA E OS TROVADORES:
Rádio Seridó AM 1100Khz.
“Momentos com os nossos Poetas”, que homenageia e recita trovas de todos os recantos do Brasil.
Todos os domingos das 16:00 às 17:00 horas

Prof. Garcia-RN
Por favor, participem, o telefone é 0XX.84.3421.2500.

♥♥♥

XXIII Jogos Florais de Porto Alegre - 2015






































 
Missão cumprida, sorrisos


Trovas do Sul

A mistura de mil cores
e toda a luz do universo,
mais o perfume das flores,
desejo pôr no meu verso!
Gislaine Canales

Na era do “ponto.com”,
voa o sonho mais ligeiro:
-um clique... e, qual vento bom,
chega a trova ao mundo inteiro!
Antonio Augusto de Assis

O vento varre a ansiedade
e as folhas secas do chão,
só não varre esta saudade
que corta o meu coração.
Flávio Roberto Stefani

A vida é tão passageira,
para que tanto segredo?
Se você me ama inteira
revele ao mundo, sem medo!
Gledis Tissot

Oh lua-cheia divina,
diga-me sim, por favor!
- Nesta noite cristalina
traz de volta o meu amor!...
Ari Santos de Campos

O teu carinho constante
é musica a me embalar
encantando o meu instante
e me fazendo te amar.
Maria Luiza Walendowsky

Eu vejo Deus na magia
dos versos simples que teço.
Deus é rima, amor, poesia,
é fim, é meio, é começo!
Delcy Canalles

Na madrugada da vida
ao ver fascinante lua,
a minha alma, condoída,
chora por estar tão nua!
Cyroba Braga Ritzmann

Um erro sempre é semente
de uma dor que vai nascer.
Perdão é o melhor presente
que alguém pode receber...
Milton Souza

Traz o arco-íris à lembrança
que, ao criar tanta beleza,
Deus nos fez, em confiança,
tutores da natureza.
Eliana Ruiz Jimenez

Depois de longa jornada
tenho uma grande ambição:
quero percorrer a estrada
que leva ao teu coração.
Clênio Borges

Cessa a chuva…e por instantes,
o arco-íris lá em cima
ilumina os habitantes,
e o poeta encontra a rima.
Jorge Fregadolli

Calquei meu pingo na espora
me estribei no pensamento
com o pala cor de aurora
parti galopando o vento.
Doralice Gomes da Rosa

Quando me paro cismando,
eu sinto, meio bisonho,
o vento do amor soprando
nas cordilheiras do sonho!
Severino Silveira de Sousa

Viver é recomeçar,
olhar em frente, sorrir,
é ter coragem, lutar,
acreditar no porvir.
Neoly de Oliveira Vargas

Tua altivez te desbota
e a própria alma esvazia:
fazer, da minha derrota
tua maior euforia...
Cláudio Derli Silveira

Quando no ocaso da vida,
notamos anoitecer,
se a missão já foi cumprida,
nós não devemos temer...
Ialmar Pio Schneider

A lua sonha acordada
desejando o alvorecer.
Pelo sol quer ser amada
no encontro do amanhecer.
Lucí Barbijan

No Pináculo dos montes
onde as aves fazem ninhos,
o orvalho transforma em fontes
cada ponta dos raminhos.
Luiz Damo

Esta luz em teu olhar
é uma fonte de perdão;
no teu peito a me afagar
num grande abraço de irmão.
Zélia de Nardi

Numa noite enluarada,
de bela praia sem fim,
sinto a imagem ondulada
das vagas batendo em mim...
Olga Maria Dias Ferreira

Em quatro versos apenas,
o poeta trovador,
encanta musas, falenas,
com seus cantares de amor.
Zelinda Cecilia Regla Slomp

Sei que os motivos são poucos,
sei que as razões também são,
mas  este amor nos faz loucos
e loucos não têm razão!!!
Gerson Cesar de Souza

Lá vai o bom sonhador
com o seu segredo enorme.
Ele o guarda com amor
até mesmo quando dorme.
Lucas Barbosa

Por que guardo esse segredo,
Se vivo a me torturar,
Fazendo dele um enredo
Que só me leva a chorar.
Maria Carmen Varejão

Quem sabe do meu segredo
é só o céu, só o mar.
Desse fato sou sem medo
sei que eles não vão contar.
Miriam Weber

Se plantarmos uma flor
a cada segredo ouvido
teremos a onde for
um jardim bem colorido.
Tamara Kofmann

O vento soprando forte,
do galho derruba o ninho.
Dos filhos, chorando a morte,
pia triste o passarinho.
Alberto Paco

No céu, a branca tropilha
galopa no firmamento,
corcéis de nuvens em trilha
comandados pelo vento!
Lisete Johnson

A doce canção do vento
à minha alma tanto diz
que embala meu pensamento
e sonho que sou feliz!
Sonia Martelo

Revendo os porta-retratos
que o tempo guarda, sem fim,
eu vejo, em tempos exatos,
cada pedaço de mim!
Nei Garcez
  
♥♥♥

Trovas de outros Parnasos

Com as "notas" da alegria,
ou "dissonância" sofrida,
Deus compõe a melodia
da partitura da vida!
Domitila Borges Beltrame

São meus desejos sedentos
fantoches do coração
se movendo aos movimentos
das linhas da tua mão!
Arlindo Tadeu Hagen

Sempre acolho de mãos postas
e, humilde, tento aceitar
o silêncio das respostas
que vida não sabe dar!
Carolina Ramos

Os meus sonhos vão ao léu,
pelas asas da ilusão,
plantando flores no céu,
colhendo estrelas no chão !
Eduardo A O Toledo

Eis que uma estrela me brinda
passando em frente à janela;
mas...se em é noite ainda...
Meu Deus! Então era ela!
José Ouverney

Como pluma de algodão
o encanto da vida passa,
ao ver fugir a ilusão
numa nuvem de fumaça.
Dorothy  Janssen Moretti

Bravura é viver sorrindo,
embora seja evidente
que a vida é dor insistindo
em ser mais forte que a gente.
Thalma Tavares

Vento, eterno viajor
desses mares sem guarida,
traz-me a jangada do amor
que perdi no mar da vida!
José Lucas

Voltei a ter confiança   
neste mundo tão ruim
ao descobrir a criança
que ainda habitava em mim.
Renato Alves

Amizade é aquele peito
com compasso diferente,
que procura a qualquer jeito
bater igual ao da gente.
Francisco  Pessoa

Novo rumo, despedida...
e ao pressentir minhas dores,
a paineira entristecida
chora lágrimas de flores!
Pedro Ornellas

Sou feliz com minha idade
e agradeço sempre a Deus
por minha maturidade
e por todos dias meus.
Neiva Fernandes

No jardim, o cravo, a hortênsia,
abrem-se em pencas e aos maços
quando sentem a cadência
sincopada dos teus passos!
Humberto Poeta

A mais sublime lição
de grandeza, amor e fé
foi ver um homem sem mão,
pintando flores com o pé.
Vanda Fagundes Queiroz

Deixa o que passou “de lado”,
a vida é um ensinamento...
Pois lamentar o passado,
é correr atrás do vento!...
Roberto Tchepelentyky

Fez juras – embora negue-
nas cartas, que eu faço em tiras,
para que o vento carregue
todas as suas mentiras!
Therezinha Dieguez Brisolla

O fado é a voz do povo
Uma canção que seduz
Sempre velho e sempre novo
Vem  dar às  noites mais luz.
Euclides Cavaco- Portugal

Na terra bem preparada,
este ponto eu não discuto:
- A semente bem plantada
traz esperança de fruto !
Antonio Colavite Filho

Quem fala coisas de amor
sem ter amor no que fala,
conversa com a própria dor
a cada vez que se cala.
Luiz Poeta

Teu amor foi como o sol,
teve brilho e claridade,
mas também teve o arrebol
no horizonte da saudade...
José Fabiano

Pelas manhãs vou buscando
minha esperança perdida.
Há sempre um sonho vagando
nas alvoradas da vida!
Francisco Garcia

No guardanapo, ao notar
de teus lábios o desenho,
não me contive em pousar
meus lábios nos que não tenho!
Edmar Japiassú Maia

Nem o sofista profundo
essa verdade falseia:
quem se julga rei do mundo
é um pequeno grão de areia.
Luiz Carlos Abritta

Chuvas de tipos diversos
lágrimas de nuvens são;
choram por todo o universo,
carregadas de emoção.
Mifori

A mensagem carinhosa
de um abraço sedutor
é como dar uma rosa
como símbolo do amor.
Agostinho Rodrigues

Não existe culpa imensa
para quem crê no perdão,
tendo o Deus de sua crença
tranquilo em seu coração.
Nilton Manoel Teixeira

A noite, de ar seco, anidro,
por não ver no céu a lua,
põe-se a acender sóis de vidro
nos postes da minha rua!
Humberto Rodrigues Neto

Ao meu cais, teu barco atado,
por um nó frouxo demais,
vai sendo aos poucos levado
para os braços de outro cais...
Darly de Oliveira Barros

A beleza da poesia
 eu vou contar pra você,
não vem da mente que a cria,
e sim, d'alma de quem lê!
J. B. Xavier

Volto pela mesma estrada,
a trilha nem foi desfeita...
Solidão me faz calada,
ante a saudade à espreita.
Maria Conceição Fagundes

Tristeza mata? Não sei,
mas flagela, faz doer,
ressentimento sem lei
que não deixa de moer.
Gabriela Pais-Portugal (Almada) 

♥♥♥

Trovas Hispánicas


Doy un beso agradecida
al árbol que está sembrado,
con su vida nos da vida
¡aun, después de ser cortado!
Cristina Olivera Chavez- México-USA

Cuando tus ojos yo beso
todo es tan pura ternura
por eso yo te confieso
¡Besarlos, es gran dulzura!
Ángela Desirée Palacios B-Venezuela

Son tus besos alimento
a mi alegre corazón
de mi boca es el aliento
de mi vida la razón.
Mirta Lílian Cordido- Argentina

Serás mis rosas tempranas
y aunque fui leso de lesos,
yo vestiré tus mañanas
con un bordado de besos.
Antonio Alejandro Arjona Ramírez- España

De mi madre con sus besos
curé todos mis dolores;
Y mi vida con sus rezos
quedó salva de temores.
Carlos Imaz Alcaide –Francia

Besos que elevan al cielo
en la dicha y bienestar,
son la gloria y el consuelo;
obra de quien sabe amar.
Carlos Rodríguez Sánchez-Venezuela

No se compra, lo confeso,
y tú lo debes saber
que el hombre que paga un beso
no tiene buena mujer...
Carmen Patiño Fernández- Carmiña-España

Tu beso de la mañana
es panal lleno de miel
y el de la noche es campana
que vibra sobre mi piel.
Elena Guede Alonso –Perú

Beso sensual que yo ansío
quiero sentir tu sabor…
te necesito bien mío,
calma mis ansias de amor.
Elizabeth Leyva Rivera-México

Cuando me robaste un beso
aquella tarde en el río
mi corazón quedó preso
de tu amor que ahora es mío.
Gloria Rivera Andreu-México

El beso es  culminación
de la atracción de dos seres
y también  preparación
de los más gratos placeres.
Héctor José Corredor Cuervo-Colombia

Siempre el llanto recurrente
involucra lo pasado,
vive alegre tu presente
y borrarás lo llorado.
Jesús H. Rodríguez S./ Venezuela

Cuando los besos se dan
por el amor que sentimos,
montamos en alazán
y al cielo nos dirigimos.
Hildebrando Rodríguez-Venezuela

En el sublime embeleso
de mi inquieto corazón,
aún conservo yo aquél beso
que me  robó la razón.
Liz Castro Rivera-México

Ha pasado mucho tiempo
sin embargo lo confieso
mi boca sin contratiempo
tiene el sabor de tu beso.
Lizbeth Rivera Andrew-México

Lo sublime del destino
y lo juro por Dios Padre
es el instante divino
del beso que da una madre.
Manuel Salvador Leyva Martínez-México

En el polen de tu beso
nace la flor del amor,
mi corazón está preso
en tu fuego abrasador.
Maria Cristina Fervier-Argentina

Con los besos que me diste
tejí mi collar de estrellas
y cuando tuya me hiciste
me quemaba cual centellas.
Martha Alicia Qui de Zamorano-México

Cuando encuentres el calor...
de tu corazón en calma,
hallarás besos de amor,
¡en las ventanas de tu alma!
Miguel Angel Almada-Argentina

Hermosos besos de vida,
donan las eternas brisas,
entre cantata ascendida,
¡entre luces y sonrisas!
Miguel Ángel Muñoz Cortés-España

Ese beso apasionado
que me das amado mío
lo llevo muy bien guardado
en las noches de rocío.
Nora Lanzieri-Argentina

Tus besos me comunican
los latidos de tu ser
y siento cómo armonizan
la fuerza de mi querer.
Ramón Rojas Morel- Argentina

Regálame niña un beso
en esta noche de luna,
y en un verso quede preso
te amaré como a ninguna.
René B. Arriaga del Castillo- México

Cuando te vayas amor,
quédate en mi corazón
sembrada como una flor;
¡cual la trova en su blasón!
Claudio Garibaldy Martínez Segura-Santo Domingo

Señor, mi fe te procura,
más es tal tu inmensidad
que me llena de amargura
no alcanzar tu eternidad
María Elena Espinosa Mata-México

La inmensidad del amor
los colores de mi cielo,
alivian el gran dolor
de mis noches sin consuelo.
Gisela Cueto Lacomba – Cuba

Cuando alargo la mirada
y te encuentro humanidad
la voz al cielo elevada
en un haz de inmensidad.
Susana Stefania Ceruti –Argentina

Con tus rimas y pregones
enardeces mi existir
despertando sensaciones
Trovador me haces sentir.
 Katia Sarina Miranda-Panamá

En tu versar tan genuino
cuando cantas al amor
es tu verso bello y fino
auténtico trovador.
Dioselina Ivaldy de Sedas

Es tu beso un caramelo
que tiene rico sabor
de mis noches el desvelo
de mis días el calor
Libia Beatriz Carciofetti-Argentina




4 comentarios:

  1. La Revista TROVAMAR de noviembre, con imágenes del XXlll Juegos Florales de Porto Alegre....No dejes de verla, comentarla y compartirla...¡GRACIAS! Y BENDICIONES♥

    ResponderEliminar
  2. Maravilhosa a revista \Trovamar deste mês,destacando a beleza dos Jogos Florais do Rs.Tenho certeza de que este momento será inolvidável para todos os que compareceram.Muitas bênçãos e que lindas inspirações sejam reveladad através da poesia da alma.viva a trova!Vivam os trovadores..

    ResponderEliminar
  3. Vejam a beleza de nossa Trovamar de novembro, destacando os Jogos Florais de Porto Alegre,com as palavras de Luiz Poeta e muitas fotos, tudo foi maravilhoso!!!
    Besos Gis

    ResponderEliminar
  4. Amada trovadora e especialíssima irmã e amiga de alma literária Gislayne Canales... que alegria, minha amiga, ver pelas palavras e ler pelas imagens, conteúdos e pessoas tão sublimes em tudo que representam para a vida, para a arte e para a trova. Não há como não citar Fernando Pessoa, quando ele faz de sua poesia, quase que um versículo bíblico: " Tudo vale a pena, quando a alma não é pequena". Gente é como planta: torna-se grandiosa pela simplicidade. Você é esse resultado, amada amiga, que com tão pouco, multiplica o pão de cada dia de todos nós e nos presenteia, juntamente com sua maninha e amável pessoa do bem, Delcy Canales, o amor de vocês. Transfiro também o meu melhor carinho com todos que abracei em Porto Alegre e que mostraram porque os trovadores são, reitero, indubitavelmente, o maior exemplo de fraternidade literária do planeta poesia. Dios bendiga todos ustedes ! Afetuosamente.
    Luiz Poeta - Luiz Gilberto de Barros - Rio de Janeiro - Brasil.

    ResponderEliminar