Translate

jueves, 7 de noviembre de 2013

*106*

♥♥♥
♥*♥*♥
*♥♥♥*
 
Ano 9-N. 106 – Novembro -2013
 

Unión Brasileña de Trovadores – Porto Alegre/RS

Traducción al español por Cristina Oliveira Chávez –USA

Formatação: Libia Beatriz Carciofetti- Argentina

Editorial: A A de Assis/SC (aaa)

 

Editora: Gislaine Canales

Porto Alegre/RS

Rua Duque de Caxias-707/203

Centro- CEP: 90.010-282

Tel:  (51)- 3227-2859 Cel (51)-8283-8245


 
☺♥☺♥☺
 
A trova bota fé nos jovens
 
Em sua recente visita ao Brasil o papa Francisco repetiu várias vezes esta frase: “O mundo bota fé nos jovens”. Podemos tranquilamente pegar uma caroninha para afirmar que também a trova bota muita fé nos jovens. Nos anos 1960, primeira década do trovismo Otaviano, os/as grandes poetas da trova eram uns guapos rapazes e mocinhas. O próprio Príncipe Luiz estava apenas entrando nos quarentas. Daquela turma restam hoje uns poucos bisavós oitentões. A esperança, pois, é a nova safra de garotos e meninas que vêm despontando por aí. Muitos começaram há pouco tempo, mas já demonstrando indiscutível valor. Não dá pra fazer uma lista completa, porém alguns/algumas já alcançaram tal notoriedade que seus nomes vêm à mente de estalo: Mara Melini, Eva Yanni, Manoel Cavalcante, Ieda Lima, Isac Jordão, Paulo Roberto Santos, Olga Maria Agulhon, Eliana Ruiz Jimenez, Joana D’Arc, Sérgio Ferreira da Silva, Pedro Melo, Roberto Tchepelentki, Dáguima Verônica, Newton Vieira, Regiane Ornellas, Andréa Mota, Mário Zamataro, Marisa Fontalva, Nathan Barros Osipe... Desculpem, mas vai ficar muita gente de fora: primeiro porque não conhecemos todos os novos trovadores; segundo por ser difícil estabelecer um critério sobre se há um limite de idade para a classificação de um/uma poeta na condição de jovem. A grande e auspiciosa verdade é que nas mãos deles/delas a trova terá certamente um bonito futuro. A todos/todas e a cada um/uma enviamos daqui um carinhoso abraço cheio de esperança. A trova bota fé em vocês, moçada. Vamos que vamos!!! (aaa)
 
 
 
SAUDADE
 
Partiste sem um aceno,
multiplicando os meus ais...
Não quis teu mundo pequeno
meu sonho grande demais!
Eugênia Rodrigues
 
 
Se te trato com rudeza,
com acrimônia, azedume,
é que Deus te deu beleza
e depois me deu ciúme!
João Felício dos Santos


Depois de tantos desvelos,
teu amor deu-me um desgosto:
jogou cinza em meus cabelos,
pôs mil rugas no meu rosto.
Junqueiro Lourival
 
 
Quando penso nos teus seios,
minha mão, devagarinho,
vai, em ternos devaneios,
tomando a forma de um ninho...
Soares da Cunha
 


 Depois de tantos desvelos,
teu amor deu-me um desgosto:
jogou cinza em meus cabelos,
pôs mil rugas no meu rosto.
Junqueiro Lourival
 
 
Quando penso nos teus seios,
minha mão, devagarinho,
vai, em ternos devaneios,
tomando a forma de um ninho...
Soares da Cunha
 
☺♥♥♥☺
 
 
AÑORANZA
 
 
La trova arroja fe en los jóvenes
 
En su reciente visita a Brasil el Papa Francisco repitió varias veces esta frase: “El mundo arroja fe en los jóvenes”. Podemos tranquilamente coger una caroninha para afirmar que también la trova arroja mucha fe en los jóvenes. Los años 1960, primera década del Trovismo Octaviano, los/las grandes poetas de la trova eran unos guapos rapaces y mocitas. El propio Príncipe Luiz estaba sólo entrando en los cuarentas. De aquella multitud restan hoy unos pocos bisabuelos ochentones. La esperanza, pues, es la nueva cosecha de chicos y niñas que vienen repuntando por ahí. Muchos comenzaron hace poco tiempo, pero ya demostrando indiscutible valor. No da para hacer una lista completa, sin embargo algunos/algunas ya alcanzaron tal notoriedad que sus nombres vienen a la mente de chasquido: Mara Melini, Eva Yanni, Manoel Cavalcante, Ieda Lima, Isac Jordão, Paulo Roberto Santos, Olga Maria Agulhon, Eliana Ruiz Jiménez, Joana D’Arc, Sérgio Ferreira da Silva, Pedro Melo, Roberto Tchepelentki, Dáguima Verônica, Newton Vieira, Regiane Ornellas, Andréa Mota, Mário Zamataro, Marisa Fontalva, Nathan Barros Osipe... Disculpen, pero va a quedarse mucha gente fuera: primero porque no conocemos todos los nuevos trovadores; segundo por ser difícil establecer un criterio sobre si hay un límite de edad para la clasificación de uno/una poeta en la condición de joven. Lo grande, auspicioso y cierto es que en las manos de ellos/de ellas la trova tendrá ciertamente un bonito futuro. A todos/todas y cada uno/una enviamos de aquí un cariñoso abrazo lleno de esperanza. La trova arroja fe en vosotros, mocedad. Vamos que vamos!!! (aaa)
 
 
 
Partiste ni adiós ni ceño,
multiplicando el jamás...
No quiso el mundo pequeño
mi sueño grande demás!
Eugênia Rodríguez
 
Si te trato con rudeza,
con desdén, y  con desvelos,
es que Dios te dio belleza
y después me dieron celos!
João Felício dos Santos
 
Después de tanto desvelo,
tu amor me dio un arrostro:
puso ceniza en mi pelo,
mil arrugas en mi rostro.
Junqueiro Lourival
 
Cuando pienso yo en tus senos,
mi mano, con gran sentido,
va, en tus tiernos terrenos,
toma la forma de un nido...
Soares da Cunha
♥☺♥☺♥
 
Glosas de Gislaine Canales
 
Glosando Luiz Otávio
 
TOMOU-ME INTEIRO
 
MOTE
 
A trova tomou-me inteiro!
tão amada e repetida,
que agora traça o roteiro
das horas da minha vida...
 
 
A trova tomou-me inteiro,
por ela, me apaixonei
e o seu poder feiticeiro
fez que eu me sentisse um rei!
 
 
Essa trova, pura essência,
tão amada e repetida,
possui enorme abrangência,
torna a humanidade, unida!
 
Eu sou, hoje, o companheiro
dessa trova tão mimosa,
que agora traça o roteiro
torna a vida cor de rosa!
 
Ela alegrou os caminhos
da minha estrada comprida
e se adonou, com carinhos,
das horas da minha vida...
 
♥♥♥
 
 
ME TO MÓ ENTERO
Traducida por Cristina Oliveira Chávez- USA
 
MOTE
 
La trova me tomó entero!
tan amada y repetida,
que ahora traza el sendero
de las  horas de mi vida...
 
La trova me tomó entero,
por ella, me apasioné
y en su poder hechicero
como un rey me coroné!
 
Esa trova, pura esencia,
tan amada y repetida,
que posee enorme influencia,
la humanidad torna, unida!
 
Yo soy, hoy, el compañero
de esa trova tan mimosa,
que ahora traza el  sendero
que torna la vida en  rosa!
 
Ella alegró los caminos
de mi estrada comprimida
y se adueñó con sus trinos,
de las horas de mi vida...
 
♥♥♥***♥♥♥♥
 
 
Gazetinha- Gacetilla
 
Agradecimento de  Cristina Oliveira Chávez,
pela homenagem que recebeu na Trovamar de Outubro.
 
GRACIAS
 
 
Gran sorpresa para mi
que me llenó de emoción
Trovamar a Colibrí
temblar hizo al corazón.
 
Gran sorpresa para mi
es mi primer homenaje
la sensación que sentí
me dio de flores ropaje.
 
 
Demostración tan divina
que me llenó de emoción
hizo llorar a Cristina
por tan cariñosa acción.
 
El honor que conseguí
de llegar hasta la cumbre,
Trovamar a Colibrí
hace que mi afán vislumbre.
 
El poder seguir luchando
con fuerza con ilusión
con Gislaine es que escalando
temblar hizo al corazón.
 

Cristina Oliveira Chavez

☺♥♥♥♥♥☺
 
 
Trovamar, tu és a prova
que o trovador sempre quis,
a mensageira da Trova,
que faz o homem feliz!
Delcy Canalles
 
Amizade a divulgar,
e atitude tão singela,
é gostar de Trovamar
e de todas Trovas dela!
Nei Garcez
 ☺♥☺♥☺♥☺
 
 
PROGRAMA DE RÁDIO QUE DIVULGA A TROVA E OS TROVADORES:
 
HOMENAGEM A NOSSOS POETAS.
 
Todos os sábados das 17 às 18 horas.
Prof. Garcia-RN
 
♥♥♥☺♥♥♥
Neste número 106, de novembro, da Revista Trovamar, publico todas as trovas classificadas nos Florais de Natal e Caicó, 2013, numa forma de agradecimento, pela beleza e carinho que nos ofertaram durante os festejos.
 
Concurso Relâmpago de Caicó, tema:CANOA


 
1º lugar: Arlindo Tadeu Hagen
Solto as amarras e, a toa,
vou de encontro aos vendavais...
Quem tem sonhos de canoa
não quer as pedras do cais!...
 
2º lugar: Gislaine Canales
Minha canoa lotada
de sonhos e de lembrança,
ultrapassa o cais do nada,
buscando o cais da esperança!
 
 3º lugar: Manoel Cavalcante
Ébrio...sem amor na vida,
a chorar em cada beco,
virei canoa esquecida
nas rugas de um rio seco.
 
4º lugar:Campos Sales
Visão de dor carregada.
É de causar arrepio,
ver a canoa encravada
na lama seca do rio.
 
5º lugar: José Valdez de Castro Moura
A lua em quarto minguante
sozinha vagando ao léu...
- Bela canoa brilhante
que Deus colocou no céu!
♥♥♥☺♥♥♥ 
RESULTADO DO XII CONCURSO DE TROVAS -CTS/UBT/2013
 
TROVAS VENCEDORAS 2013
 
TEMA ESTADUAL: RESPOSTA (S)
 
 
1º Lugar:  ISAAC JORDÃO Jucurutu -RN
Serena a sabedoria
no silêncio sempre aposta
dando à pergunta vazia
a mais perfeita resposta.


2º Lugar:  PROF. MAIA  Caicó -RN
Carta velha desbotada,
refúgio dos meus enredos;
tens a resposta guardada,
no cofre dos teus segredos.
 
 
3º Lugar:  PROF. GARCIA Caicó- RN
Se o destino deu-me as costas,
resoluto, eu me defino,
mesmo não tendo as respostas
para o meu próprio destino!
 
 
4º Lugar: EVA YANNI GARCIA-Caicó-RN
Busquei seguir o meu tino
para encontrar a proposta
que a vida pôs no destino,
mas não me deu a resposta!
 
 
5º Lugar:  HÉLIO ALEXANDRE - Natal-RN
Quando a vida faz apostas,
me impondo testes mesquinhos,
vou devolvendo as respostas
nas rimas dos meus caminhos.
 
 
6º Lugar:  HÉLIO PEDRO SOUZA - Natal-RN
A mãe terra está ferida,
são tantas chagas expostas,
a natureza agredida
se vinga dando respostas.
 
 
7º Lugar:  MARA MELINNI Caicó -RN
Minha dor já foi embora,
depois que tu deste as costas...
Mas o silêncio ainda chora
buscando as tuas respostas...!
 
 
8º Lugar:  FABIANO WANDERLEY Natal-RN
Pela ausência que me invade,
por tua resposta, enfim,
me dói o adeus, e, a saudade,
já se apodera de mim...
 
 
 
 
9º Lugar:  IEDA LIMA Caicó- RN
Não há pensamento incerto
quando a resposta se espalha
nas ações ao ver, de perto,
que Deus tarda, mas na falha!
 
 
10º Lugar:  WELLINGTON FREITAS Caicó-RN
A resposta que eu preciso
para outra vez ser feliz...
Resume-se num sorriso
que teu rosto não me diz.
 
 
11º Lugar:  PAULO ROBERTO Caicó -RN
Em meio à fé e à distância...
vivo a clamar de mãos-postas,
pelos meus sonhos da infância...
Que a vida não deu respostas!
 
 
12º Lugar:  MANOEL CAVALCANTE Pau dos Ferros- RN
Na entrevista com rigor
que o tempo insiste em fazer,
se a pergunta é sobre amor,
eu me nego a responder...
 
 
13º Lugar:  JOSÉ LUCAS DE BARROS Parnamirim- RN
Tive o mundo como oferta
e o mundo jamais foi meu?...
Aguardo a resposta certa
que a vida nunca me deu!
 
♥♥♥♥♥♥
 
 
TEMA ESTADUAL: FUGA (S)
 
 
1º LUGAR: ROBERTO RESENDE VILELA Pouso Alegre-MG
Não há fuga mais sombria
que a de quem percorre a esmo
as trilhas de cada dia
nos abismos de si mesmo!
 
2º LUGAR: DELCY CANALLES Porto Alegre-RS
A fuga que, a mim, imponho,
na minha dura existência,
foi deixar fugir meu sonho
e, hoje, chorar sua ausência!
 
 
3º LUGAR: CAMPOS SALES São Paulo-SP
À margem de tantos trilhos,
quantos pais ainda choram,
ao ver a fuga dos filhos,
pelas drogas que os devoram.
 
 
4º LUGAR: A. A. DE ASSIS Maringá-PR
Para o pródigo há somente,
na fuga, uma coisa certa:
todo pai de filho ausente
mantém sempre a porta aberta.
 
 
5º LUGAR: EDMAR JAPIASSÚ MAIA Nova Friburgo-RJ
Sem mais o amor que prendia,
meu coração, indefeso,
hoje é uma cela vazia
que chora a fuga do preso...
 
 
6º LUGAR: ALBA HELENA CORRÊA Niterói-RJ
Disseste adeus... disfarcei,
num sorriso, a minha dor...
Foi a “fuga” que encontrei
para não chorar de amor!!!
 
 
7º LUGAR: MAURÍCIO CAVALHEIRO -Pindamonhangaba-SP
Estas lágrimas que enxugas
pela contrição tardia,
são juros das muitas fugas
do amor que te dei  um dia.
 
 
 
8º LUGAR: ROBERTO TCHEPELENTYKY- São Paulo-SP
A fuga... também seria
a luta com sacrifício,
de alguém que busca a alforria
das “garras” do próprio vício!...
 
 
9º LUGAR: JOSAFÁ SOBREIRA DA SILVA -Rio de Janeiro -RJ
Li, no espelho, o triste aviso:
do tempo ninguém tem fuga!
E o meu mais belo sorriso
rendeu-se à primeira ruga!
 
 
10º LUGAR: JAQUELINE MACHADO -Cachoeira do Sul-RS
A fuga não leva a nada,
meu caminho eu sigo em frente.
Em toda e qualquer estrada,
há um anjo guardando a gente...
 
 
11º LUGAR: ANTÔNIO COLAVITE FILHO -Santos-SP
Traçando a rota de fuga,
para aumentar meu desgosto,
vejo nascer outra ruga
entre as rugas do meu rosto!
 
 
12º LUGAR: MARIA NELSI SALES DIAS -Santos-SP
Mesmo aos pedaços... Aos cacos,
pelos teus sonhos, reluta,
a fuga é própria dos fracos
que não querem ir à luta!!
 
 
13º LUGAR: SIMÃO ELANE MARQUES RANGEL -Rio de Janeiro -RJ
Muitas são na vida as fugas
que empreendemo s por desgosto.
Conto as minhas pelas rugas
que aparecem no meu rosto!
 
 
14º LUGAR: ÉLBEA PRISCILA DE SOUSA E SILVA -Caçapava-SP
O espelho jamais me ilude
e, em meu rosto, cada ruga
é um aceno à juventude
que se evade... em lenta fuga...
 
 
 
15º LUGAR: ANA CRISTINA -São Paulo-SP
Rota de fuga traçada,
parti, rompendo meus laços!
Mas trilhei a estrada errada
e retornei  aos teus braços...
 
♥☺♥☺♥☺♥
 
 
 
TEMA INTERNACIONAL-VENTANA(S)
 
Lengua  Hispánica
 
VENCEDORES:
1° Lugar- Héctor José Corredor Cuervo-Colombia
Los ojos son las ventanas
donde se refleja el alma
sin las vestiduras vanas
en tiempos de angustia o calma.
 
 
2° Lugar- José Héctor Rodríguez-Argentina
La ventana de mi vida
se mantiene siempre abierta,
si la causa es muy sentida
puede trasponer la puerta.
 
 
3° Lugar- Hildebrando Rodríguez-Venezuela
Ventana de mi recuerdo
donde tanto le canté,
dime hoy,  ¿por qué la pierdo?
insisto, ¿dime por qué?.
 
 
4° Lugar- Leonardo Huerta - USA
La noche lluviosa y triste
se asoma por mis ventanas,
el día que adiós dijiste,
de vivir no tengo ganas!
 
 
5° Lugar- Ángela Desirée Palacios-Venezuela
Asomada a mi ventana
pedí un deseo al Señor,
que tengamos un mañana
lleno de paz y de amor...
 
 
6° Lugar   -  Libia Beatriz Carciofetti -Argentina
El cielo es una ventana
donde Dios suele mirar
a esta pobre raza humana
y aun así llegarla amar.
 
 
 
7° Lugar- Claudio Garibaldy Martínez Segura-República Dominicana
La ventana más bonita
es la de tu corazón,
en donde mi amor palpita    
con sublime devoción.
 
 
8° Lugar- Catalina Margarita Mangione-Argentina
Me gusta abrir la ventana,
para mirar a lo lejos;
la increíble filigrana
que hace el sol con sus reflejos.
 
 
9° Lugar- Germán Echeverría Aros-Chile
Tras los cristales yo miro
la lluvia de la mañana,
de mi alma sale un suspiro
mientras miro la ventana.
 
 
10° Lugar- Luis Alfredo Rivas Mazzei-Venezuela
Ventana con cara hermosa,
coqueta en la noche quieta
de ternura silenciosa
es la novia del poeta.
 
 
 
11° Lugar- María Rosa Rzepka-Argentina
Estrella dormida sueña
ver abrirse tu ventana,
para sentirse tu dueña
hasta llegar la mañana.
 
 
12° Lugar- Ramón Rojas Morel- Argentina
En mi ventana te encuentro
con las manos extendidas...
y haces latir muy adentro
sensaciones reprimidas.
 
 
13° Lugar- Dioselina Ivaldy de Sedas-Panamá
A través de mi ventana
recibo con  alegría
la luz de cada mañana
que me anuncia un nuevo día.
 
 
 
14° Lugar- Jesús H. Rodríguez Sánchez-Venezuela
Cuando estás en la ventana,
con tu mirada traviesa,
el ambiente se engalana
y se aleja la tristeza.
 
 
15° Lugar- Cristina Oliveira Chavez- USA
Ventana cerrada y triste
recorre ya tu cortina,
mira que la vida existe
con la luz de Dios divina.
 
♥☺☺♥☺☺♥
 
 
TROVAS DESTAQUE
 
Bella tierra de Santana,
capital de Seridó,
tiene abierta su ventana
el corazón de Caicó.
Maria Cristina Fervier-Argentina
 
Asomada a mi ventana
veo horizontes de ausencia,
rezaré hasta la mañana
para encontrar tu presencia.
Alicia Borgogno-Argentina
 
Ay! casita de mi infancia
yo te canto con mi ausencia
la ventana y su fragancia,
esperan ya mi presencia...
Ady Yagur-Jerusalén
 
Las flores a tu ventana,
llevaré con mi alegría.
¡Espérame en la mañana
pues amor... será tu día!
Ana María Di Bert-Argentina
 
Las ventanas de tus ojos
alumbran mi corazón,
alejando mis enojos
matando mi desazón!
Jamil William Piscoya Ayala-Peru

Anhelo una gran ventana
que al mundo le de otra suerte
y que a partir de mañana
no haya guerras ni  más muerte.
Carlos Cortez Bustamante-México
 
Al abrir  mi amplia  ventana
mil  enigmas vi venir...
Pero Dios cada mañana
me ilumina el porvenir.
Stella Maris Taboro- Argentina
 
 
Es por tu ventana abierta
que penetra con dulzura,
hasta tu alma descubierta
va derrochando hermosura.
Carlos Imaz Alcaide-Francia
 
Ventana… brillo del alma
donde no se esconde nada
en donde emana la calma
reflejo de la  mirada.
Anabel Cetzal Sandoval- México
 
 
Asómate a la ventana
que se encuentra en tu interior,
puedes cambiar el mañana:
¡Todo es cuestión de valor!...
Almendra Victoria Aguirre- Argentina
*♥♥♥♥♥*
ATRN – CONCURSO NACIONAL 2013 – Tema AREIA
 
Troféu MARIA NASCIMENTO CARVALHO
 
1º Lugar - Carolina Ramos/SP
A areia fina que escorre
numa ampulheta inclemente,
marca o tempo que não morre,
mas, passa...levando a gente!...
 
2º - Ivone Taglialegna Prado/MG
Os ventos acariciantes,
sobre areias do destino,
formam dunas ondulantes
com meus sonhos de menino...
 
3º - Renata Paccola/SP
De um amigo, sempre escrevo
um pouquinho a cada vez:
na pedra, o bem que lhe devo;
na areia, o mal que me fez!
 
4º - Edmar Japiassu Maia/RJ.
Do mar, que a paixão alteia,
emergem dúbios valores:
morrem as ondas na areia;
nascem na areia os amores!
 
5º - Marilúcia Rezende/SP
A saudade me consome
e o amor o vento levou...
Na areia escrevi seu nome,
que o mar da vida apagou!...
 
6º - Edna Valente Ferracini/SP
Meu olhar me põe imerso
na noite densa, estrelada...
E ante a amplidão do universo
sou grão de areia, mais nada.
 
7º - Edna Gallo/SP
Que a brisa o meu rosto afague
quando entre flores vagueia,
mas, que jamais ela apague
minhas pegadas na areia!
 
8º - João Batista Vasconcellos/RJ
Soluçam beijos na areia...
Pérolas vivas, redondas...
E neste mar que se alteia,
sussurram todas as ondas...
 
9º - Pedro Mello/SP
Escrevo, à luz da candeia,
lembrando amores diversos:
- cada amor é um grão de areia
na ampulheta de meus versos...
 
10º -José Valdez Castro Moura/SP
Quem seus feitos alardeia,
na vaidade sempre imerso,
esquece que é grão de areia
no deserto do Universo...
 
 
11º - Dilva Maria de Moraes/RJ
Com muita angústia e revolta,
da areia contemplo o mar,
à espera de quem não volta
nem dá sinal de voltar!
 
12º - Relva do Egypto/MG
A tempestade de areia
minha trilha não ofusca,
pois fulge a crença e norteia
os meus passos nestas busca.
 
13º - Domitilla Borges Beltrame/SP
Neste garimpo da vida,
meu amor, em desvario,
foi a areia devolvida
à correnteza do rio...
 
14º - Jessé Nascimento/RJ
Com os meus sonhos mais belos,
por ilusões povoados,
de areia fiz meus castelos
pela vida derrubados.
 
 
 
15º - Ailton Rodrigues/RJ
Pelo reduto praiano,
sou areia entre as lacunas
deste amor cotidiano
que nos move sobre as dunas!
 
♥☺☺☺♥
 
CONCURSO PARA SÓCIOS CORRESPONDENTES:
 
1º - Maria Madalena Ferreira – Magé/RJ
Que eu sou pobre... ninguém diz!
Passo alegre os dias meus!
- Não tenho “bens de raiz”,
mas... tenho as bênçãos de Deus!!!
 
2° - Wanda de Paula Mourthé- BH/MG
Ao teu amor sem ternura,
já perdoei tanta ofensa
que almejo, sem amargura,
a bênção da indiferença.
 
3° - Vanda Fagundes Queiroz – Curitiba/PR
Se devolve a paz e o bem,
se alivia o desencanto,
pode haver bênção, também,
na simples gota do pranto.
 
4° - Antônio Augusto de Assis – Maringá/PR
Quantas bênçãos traz a chuva,
quando rega a plantação:
benze o trigo, benze a uva,
benze a vida em cada grão!
 
5° - Arlindo Tadeu Hagen – BH/MG
Ouvir meu filho pedindo
a bênção me comoveu...
e eu o abençoei sentindo
que o abençoado fui eu!
 
6° - Eleandra Bonatto – Santiago/RS
O homem que sofre calado,
e se ajoelha em frente à cruz,
roga a Deus emocionado,< /o:p>
por uma bênção de luz...
 
7 ° - Therezinha Dieguez Brisolla
– São Paulo/SP
Nos caminhos que, hoje, eu trilho,
nos lares, não se usa mais...
eu sou do tempo em que o filho
pedia a bênção aos pais.
 
8° - Wanda de Paula Mourthé
- Belho Horizonte/MG
És bênção da natureza,
que, em ti, esbanjou, com arte,
tamanha graça e beleza
que não me canso de olhar-te!
 
9° - José Ouverney – Pindamonhangaba/SP
Nenhum ruído é tão lindo,
nem tantas bênçãos encerra,
como o da chuva caindo,
abrindo sulcos na terra.
 
10° - Eleandra Bonatto – Santiago/RS
Sempre eu rezo, peço e sonho,
que Deus, com sua bondade,
transforme o mundo tristonho
com bênçãos de caridade.
 
11° - Maria Madalena Ferreira/Magé/RG
Quem me alivia e conforta,
ao ver as horas passando,
é o barulhinho da porta
e... “A Bênção, mãe! – “To” chegando!”
 
12° - Wandira Fagundes Queiroz -Curitiba/PR
Ao palmilhar meu caminho
de bênção em forma de dor,
Deus mostrou o valor do espinho
como prenuncio de flor.
 
13° - Gislaine Canales  - Porto Alegre/RS
Bênção, peço à mãe querida,
que me ama e me quer bem,
à mãe que me deu a vida,
quer me ver feliz, também!
 
14° - Therezinha Dieguez Brizolla São Paulo/SP
Não é a cruz, no peito, à mostra,
que a bênção de Deus atrai
mas, sim, quando a alma se prostra
e fala, em segredo, ao pai.
 
15° - Vanda Fagundes Queiroz – Curitiba/PR
Não sei quem é mais feliz,
quem é mais abençoado:
Se é quem recebe ou quem diz
um simples “Muito obrigado”.
 
♥♥♥☺♥♥♥
 
ATRN – CONCURSO ESTADUAL 2013 – Tema RASTRO
 
Troféu CLARINDO BATISTA DE ARAÚJO
 
1º lugar - Francisco Garcia de Araújo
Segui teus passos, no entanto,
foi ferindo os pés na estrada
que vi, no teu rastro, o quanto,
sofreste na caminhada!
 
2º - Paulo Roberto da Silva
Vê-se a natureza em dor;
- desmatada... reclamando...
e os rastros do predador
a impunidade apagando!...
 
3º - Mara Melinni
Haja distância, haja espinho...
Lembra, irmão, que em tua andança
sempre haverá, no caminho,
muitos rastros... De esperança!!!
 
4º - José Lucas de Barros
Lindo craque do vergel,
como exímio voador,
o colibri suga o mel
sem deixar rastro na flor.
 
5º - Fabiano Wanderley
Quando rompe uma paixão,
um vazio nos invade
e um rastro de solidão,
se acerca a dor da saudade.
 
6º -Paulo Roberto da Silva
Triste, com sua partida...
vivo na complexidade,
de ter que achar a saída
pelos rastros da saudade!
 
7º - José Lucas de Barros
Velando a saudade e a dor
de minhas noites sem fim,
eu sigo o rastro do amor
que a vida levou de mim!
 
 
 
8º - Manoel Cavalcante S. Castro
Voando em sonhos dispersos,
sigo em louca diretriz
no céu do rastro dos versos
das trovas que nunca fiz.
 
 
9º - Fabiano Wanderley
Teus dogmas são o meu lastro,
teus conselhos, meu laurel,
meus passos seguem teu rastro,
à Glória, ao Reino do Céu!
 
 
10º - Eva Yanni A. Garcia
A lembrança, em minha mente,
é o rastro de quem viveu
um grande amor, simplesmente,
que até hoje não morreu!
 
 
11º - Francisco Garcia de Araújo
O Sol quando desce à alcova,
toda tarde me seduz,
depois que põe numa trova
seus rastros tênues de luz.
 
12º - Hélio Pedro de Souza
A nossa cara-metade
em adeus, na despedida,
deixa um rastro de saudade
que dura por toda vida.
 
13º - Manoel Cavalcante S. Castro
Na rua, ante a própria cruz,
o cão segue em procissão
lambendo os rastros de luz
que a lua espalhou no chão.
 
♥♥☺♥♥
 
 
 
ATRN 2013 CONCURSO INTERNO PARA SÓCIOS EFETIVOS – Tema :MÃO
 
1º - MARA MELINNI
No ocaso da longa idade,
as minhas mãos, tão vazias,
unem-se às mãos da saudade,
no pôr-do-sol dos meus dias...!
 
  - MANOEL CAVALCANTI
Sem temer fortes abalos,
na vida, meu sonho vai
bebendo a seiva dos calos
das mãos grossas de meu pai.
 
3º -  MANOEL CAVALCANTI
A fé que faz, desde o berço,
com que eu não me sinta só,
pulsa nas contas do terço
preso nas mãos de vovó.
 
4º - JOSÉ LUCAS DE BARROS
As mãozinhas da criança,
sustendo o materno seio,
lembram que a vida e a esperança
se nutrem do mesmo veio.
 
5º - FABIANO WANDERLEY
Para o ser deficiente,
desprovido de visão,
deu-lhe, o Pai Onipotente,
um olhar, em cada mão...
 
6º - JOSÉ LUCAS DE BARROS
Quando tombei nas encostas,
não sucumbi na colina
porque mamãe, de mãos postas,
me entregava à mão divina.
 
7º - MARA MELLINI
A minha mão tão vazia
ansiando a tua chegada,
dava a mão à nostalgia
na triste sina da estrada ...
 
8º - FRANCISCO GARCIA DE ARAUJO
Não sejamos tão descrentes ...
Vejam, que os dedos das mãos,
são todos, tão diferentes,
mas são amigos e irmãos!
 
9º - FABIANO WANDERLEY
Há em teus olhos serenos,
na mão de seda, que afaga,
nos beijos quentes, amenos,
um grande amor, que embriaga .
 
10º - FRANCISCO GARCIA DE ARAUJO
Nossas mãos juntas, talvez,
postas aos pés de uma ermida,
possam salvar outra vez,
velhas promessas de vida!
 
11º -  HELIO PEDRO SOUZA
Essas mãos que me afagaram,
dando carinho e guarida,
são as mesmas que acenaram
no instante final da vida.

☺♥☺♥☺
Praia de Pirangi do Norte/PARNAMIRIM/RN

 

 
 

 
 


















 
 


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 

 
 

1 comentario:

  1. Um rosário de trovas belas e trovadores brilhantes. Invejo-os, mas podem crer - é uma inveja santa. Leio-os e minha alma fica feliz.
    Parabéns!
    Raymundo Salles

    ResponderEliminar