Translate

martes, 1 de agosto de 2017

Ano 13-N 151- Trovamar de agosto de 2017




♥♥♥♥




Ano 13-N 151- Trovamar de agosto de 2017
União Brasileira de Trovadores – Porto Alegre -RS
Traducción al español por Cristina Olivera Chávez –USA
Formatação: Libia Beatriz Carciofetti- Argentina
Editorial: Professor Garcia-Caicó-RN
Editora: Gislaine Canales
Porto Alegre/RS
Rua Duque de Caxias-707/203
Centro- CEP: 90.010-282
Tel. (51) - 3227-2859 Cel. (51)- 98283-8245

Visite:



 Antecipo minhas desculpas a todos aqueles irmãos em sonhos, que tanto amam a trova e o nosso movimento trovístico pelo mundo afora, por substituir esse arquivo vivo de tantas memórias, nosso arquiteto das letras e dos versos perfeitos, nobre mestre A. A.de Assis, que durante tantos anos nos encantou com seus lindos editoriais em TROVAMAR .De agora em diante, até não sei quando, tentarei preencher esse gigantesco "canion" deixado pelo nobre mestre Assis, que graças a Deus, pediu uma folga, apenas para descansar o corpo e a mente, dispondo de mais tempo para seu próprio lazer ao lado da família que tanto ama. É evidente, que ele vai continuar tecendo seus aconchegantes versos poéticas, para o encanto de todos nós. Claro, que nenhum de nós há de esquecer os primorosos  momentos históricos e literários deixados pelo nosso editorialista, que durante tanto tempo, granjeou simpatizantes e amigos por todos os recantos desse País e do mundo.
          Eu que sou oriundo desses rincões  ressequidos do sertão, e que sempre vivi tão distante das regiões, Sul, Sudeste e Centro Oeste, onde sempre se concentraram os mais consagrados garimpos da trova, vou tentando ano após ano, humildemente, com meus irmãos nordestinos, aproximar meu Nordeste do grande cenário poético do Brasil.
          Fizemos muito pouco, mas já plantamos as primeiras sementes, que brotaram e vêm produzindo bons e doces frutos. Hoje nossa região do Seridó, é reconhecida nacionalmente, como o maior celeiro de jovens e talentosos trovadores, revelados na última década. Por aqui, já abrimos a perspectiva de que a trova, há de sobreviver, por pelo menos, mais uns 40 ou 50 anos; que assim seja.
Abraços nordestinos do Prof. Garcia..

SAUDADE


- Vida rude!... Pés descalços!
- Oh Pescador, não te cansas?
Certamente entre os percalços
és pescador de esperanças.
CIDOCA-SP


Neste romance, meu bem,
vou te contar minhas dores:
Não pode ser de ninguém
quem teve muitos amores!
SEBASTIÃO SOARES-RN


Romance da mocidade
eu quis, um dia, fazer:
Tomou-me a mão a saudade
e então se pôs a escrever...
LUIZ RABELO-RN


Foi no Calvário que, em misto
de amor e luz às centelhas,
das mãos sangrentas de Cristo
pingavam ROSAS vermelhas!
AMÁLIA MAX-PR


Sei que deste mundo lindo,
vou sair, só não sei quando;
mas quero morrer dormindo
para entrar no céu sonhando!
ZÉ LUCAS-RN



Anticipo mis disculpas a todos aquellos hermanos en sueños, que tanto aman la trova y a nuestro movimiento trovístico por el mundo afuera, por substituir ese archivo vivo de tantas memórias, nuestro arquitecto de las letras y de los versos perfectos, noble maestro A. A.de Assis, que durante tantos años nos encantó com sus lindas editoriales en TROVAMAR .De ahora en adelante, hasta no sé cuando, itentaré prender ese gigantesco "cañón" dejado por el noble maestro Assis, que gracias a Dios, pidió una tregua, apenas para descansar el cuerpo y la mente, disponiendo de más tiempo para su propio tiempo al lado de la família que tanto ama. Y es evidente, que él va a continuar tejiendo sus amados versos poéticos, para el encanto de todos nosotros. Claro, que ninguno de nosotros ha de olvidar los primorosos  momentos históricos y literários dejados por nuestro editorialista, que durante tanto tiempo, granjeó simpatizantes y amigos por todos los rincones de este país y del mundo.
          Yo que soy oriundo de esos rincones  referidos de la región, y que siempre viví tan distante de las regiones, Sur, Sureste y Centro Oeste, donde siempre se concentrarán los más consagrados campeones de la trova, voy intentando año tras año, humildemente, con mis hermanos nordestinos, aproximar mi Noreste del grande escenário poético de Brasil.
          Hicimos muy poco, mas ya plantamos las primeras semillas, que brotarán y vienen produciendo buenos y dulces frutos. Hoy nuestra región del Seridó, es reconocida nacionalmente, como el mayor semillero de jovenes y talentosos trovadores, revelados en la última década. Por aquí, ya abrimos la perspectiva de que la trova, ha de sobrevivir, por lo menos, unos 40 o 50 años; que así sea.
Abrazos nordestinos del Prof. Garcia. 
♥♥

AÑORANZA


- Vida ruda!... Pies descalzos!
- Oh Pescador, ¿no te cansas?
Ciertamente entre recalzos
es pescador de esperanzas.
CIDOCA-SP


En el romance, mi bien,
te contaré mis dolores:
No puede ser ni de quién
quien tuvo muchos amores!
SEBASTIÃO SOARES-RN


El romance de una crianza
yo quise, un  día,vivir :
y mi mano de añoranza
se puso pronto a escribir...
LUIZ RABELO-RN


Fue en el Calvário que, mixto
de amor y luz las centellas,
las santas manos de Cristo
pintaban ROSAS muy bellas!
AMÁLIA MAX-PR


Sé que de este mundo viendo,
voy a salir, no sé cuando;
mas quiero morir durmiendo
y entrar al cielo soñando!
ZÉ LUCAS-RN



Glosas de Gislaine Canales

Glosando Luís de Camões

PARA VOS VER...

MOTE:

Quero que me despojeis
da alma e quanto eu tiver,
contanto que me deixeis
os olhos para vos ver!


Quero que me despojeis
de tudo que em mim restou
e, em troca, recebereis
o quase nada que sou!


Despojai-me, meu Senhor,
da alma e quanto eu tiver,
longe deixarei a dor,
nem a lembrarei sequer!


De tudo o que me fareis
eu não ficarei nem triste,
contanto que me deixeis
a visão que em mim existe!


Viverei grande emoção
que até vai me comover,
pois terei no coração...
Os olhos para vos ver!


Glosando Luís de Camões

PARA VOS VER...
MOTE:

Quiero que me despojéis
del alma o que poseer,
entretanto me dejéis
los ojos para vos ver!


Quiero que me despojéis
de todo que en mi restó
y, en cambio, recibiréis
lo que poco en mi quedó!


Despójame, mi Señor,
del alma o  que poseer,
lejos dejaré el dolor,
ni acordar he de querer!

De todo lo que me haréis
yo no quedaré ni triste,
entretanto me dejéis
esa visión que en mi existe!


Viviré gran emoción
que hasta me va a conmover,
pues tendré en el corazón...
Los ojos para vos ver!

♥♥♥

Nosso querido amigo Humberto Rodrigues Neto, “Humberto Poeta”,
obteve o segundo Lugar no Concurso tema Saudade, dos USA, que,
lá do  céu, esteja lendo sua conquista!

VENCEDORES:

2º Lugar:
Saudade é sempre um castigo
quando alguém num tom pungente
leva noss’alma consigo
e deixa a sua com a gente!
Humberto Rodrigues Netovate.neto.2015@.com


Divulgar Trova por Trova,
desse elenco da UBT,
isso, sim, por si comprova...
Maravilhosa é Você!
Nei Garcez


A partir deste mês de agosto, temos um novo Editor de nossos Editoriais, o nosso querido amigo Professor Garcia, que assume, no lugar de nosso querido amigo A A de Assis, que após 13 anos contribuindo maravilhosamente em nossa Revista, pediu sua aposentadoria.
Agradecemos ao Assis, por todo seu carinho e belíssimo trabalho, e damos as boas vindas ao querido Prof. Garcia.


PROGRAMA DE RÁDIO QUE DIVULGA A TROVA E OS TROVADORES:
Rádio Seridó AM 1100khz.
“Momentos com os nossos Poetas”, que homenageia e recita trovas de todos os recantos do Brasil.
Todos os domingos das 16h00 min às 17h00 min horas.

Prof. Garcia-RN
Por favor, participe, o telefone é 0XX. 84.3421.2500.

♥♥♥

Trovas do Sul


Lutemos pela conquista
da paz mundial no Universo,
numa guerra pacifista,
usando as armas do verso!
Gislaine Canales

Nossa Senhora, em arranjos,
em seu belíssimo véu,
estende as roupas dos anjos
nos arco-íris do céu...
Flávio Roberto Stefani


Com as letras da magia
- que nos dá o compositor -
a música é poesia
vestida em traje à rigor!
Nei Garcez


Enquanto a vida se enfeita
com sorrisos e amizades,
vou preparando a colheita
das lembranças e saudades
Alice Cristina Velho Brandão


Venha agora, com vontade,
ser o amor que me encantou.
Venha matar a saudade
que ao partir você deixou!
Maria Luiza Walendowsky


Não se vá, não, por favor,
não me faça essa maldade!
Se de fato você for,
eu vou morrer de saudade.
Ari Santos de Campos


Curitiba és Paraíso,
para sempre te amarei
minha Cidade Sorriso,
eu jamais te esquecerei!
Gledis Tissot


Luiz Otávio e J. G.,
dois trovadores legais,
criaram, para você,
os nossos Jogos Florais!
Ialmar Pio


Por favor, minha esperança,
caminha,  bem  devagar,
e  abraça o meu eu criança,
que  continua  a  sonhar!
Delcy Canales


Quando a lágrima domina
minh’alma desencantada,
é como a chuva que anima
a campina ressecada.
Maria Cardoso Zurlo


A velhice não me ilude,
pois sinto, com suavidade,
sabores de juventude,
no coquetel da saudade!
Severino Silveira de Sousa


Chove-chove, chuva amiga,
é benção à plantação.
Multiplica o fruto, a espiga,
dá mais vida e força ao chão!
Jorge Fregadolli


Esta paixão, minha e tua,
transcende em cada arrebol…
Se é noite, ao clarão da lua,
e se é dia, à luz do sol!


Saudade, nem sempre triste,
traz lembrança de um ausente
que de longe ainda insiste,
em se dar como presente.


Lembranças da minha infância,
lembranças da mocidade.
Hoje só resta a distância
ligada pela saudade.


Eu deixo este amor desfeito
e busco novos caminhos,
levando sonhos no peito
e a esperança dos sozinhos!..


No cenário brasileiro
terra mais linda não há
do que a terra do Pinheiro,
o meu grande Paraná!
Francisco Filipak


Vou cantar uma canção
que externa a minha alegria,
por tê-la em meu coração
todas as horas do dia.
Ângelo Batista


Ante o poder e a maldade,
neste mundo desigual,
somente a luz da amizade
rompe a penumbra do mal.
Gerson Cesar Souza


Saudade não tem idade
e do amor é consequência...
Dá-nos carga de ansiedade,
coração em turbulência!
Apollo Taborda França


Doce trova, companheira:
criatura e criação,
chega de toda maneira
e aporta em meu coração!
Carmen Pio


A mulher, com todo empenho,
abre caminho ao amor,
su'alma, pois é o engenho
onde trabalha o Senhor!...
Cidinha Frigeri


Não sei se é pecado ou vício,
bobeira... sei lá mais quê...
esse agridoce suplício
de só pensar em você!
Jeanette De Cnop


Na vida vivo tentando
tronar meu mundo risonho
pois a tristeza vem quando
existe a ausência de um sonho.
Vanda Alves


Minha infância – que linguagem!
Se no céu relampejava,
eu sentia, nessa imagem,
que Deus me fotografava!
Roza de Oliveira


Nosso amor não se parece
com ninguém... tem outra sorte:
Quanto mais ele envelhece,
fica mais vivo e mais forte!
Vanda Fagundes Queiroz


Tem seu momento assinado,
desde o ventre, o filho arteiro:
um gol à Vida marcado,
naquele chute primeiro!
Maria Conceição Fagundes


Se já viveste bastante,
se já sofreste também,
por certo já vai distante
o peso que a vida tem!
Cyroba Ritzmann


Quando criança, eu ficava
olhando o céu, a cismar:
– quem, tão alto, a luz ligava
para acender o luar!
Lisete Johnson


Oh que mensagem tão bela
o mar na praia nos traz
ao encerrar a procela
em brancas  ondas de paz!...
Roza de Oliveira


Trovas de outros Parnasos


Das ofensas de um irmão
não guardes nenhum rancor,
que um minuto de perdão
vale uma vida de amor!


O amor, suprema riqueza,
do coração do infinito!...
Não há treva na pobreza
de um coração tão bonito!
Prof. Garcia


A penumbra da saudade
torna os meus dias tristonhos
e eu bendigo a claridade
das estrelas dos meus sonhos


Pobre horizonte pequeno
de quem crê, sem ver mais nada,
que uma rosa com sereno
é só uma rosa molhada!
Arlindo Tadeu Hagen


Quanto mais vivo, mais creio,
pelo que vejo na vida,
que só o amor sabe o meio
de curar alma ferida!


Recordações na parede,
cacos de sonhos no chão,
e o passado, numa rede,
embalando a solidão.
Eduardo A. O. Toledo


Quem fala coisas de amor
sem ter amor no que fala,
conversa com a própria dor
a cada vez que se cala.
Luiz Poeta


Errei por não estar perto
desse amor, sereno e doce,
mas, juro, daria certo,
por mais errado que fosse!…


Minha alma se enleva ao velas
em seu fulgor que seduz:
piscapiscando as estrelas
parecem ilhas de luz!...
Wanda Mourthé


Eu... você... as confidências...
Que pena que o tempo passa!
Hoje vivo de aparências
e a vida já não tem graça...
Edy Soares


Eu te amo tanto, mas tanto,
que já pus num pedestal
toda a glória desse encanto,
que se tornou imortal !
Luiz Carlos Abritta


Superando os meus problemas,
descubro que os teus abraços
são elos com que me algemas
no presídio dos teus braços...
 Antonio Colavite Filho


Estava quase a esquecer-te,
mas, por trote ou crueldade,
fez-me o destino rever-te
trazendo a dor e a saudade.
Jessé Nascimento


É num desabafo mudo
que muita gente se trai,
deixando o olhar dizer tudo
que com palavras não sai!
José Ouverney


Rio amigo, quando acordo,
sempre foste tão fiel...
Levando o meu sonho a bordo
dos meus barcos de papel...!
Mara Melinni Araújo Garcia


Por mais que a vida se oponha,
traze os sonhos junto a ti,
porque, aos olhos de quem sonha,
o Infinito...é logo ali!
Edmar Japiassú Maia


Numa montanha de mágoas
há uma vertente escondida
por onde correm as águas
dos prantos da minha vida!
Renato Alves


Entre nós não há mais nada,
mas ante a prova de fogo,
saudade é carta marcada
que acaba ganhando o jogo!
Alba Cristina


Um perigo sempre à vista,
uma ilusão, com certeza,
é o balão que perde a pista,
destruindo a natureza.
Mifori


Ao vencer o desafio
de viver o dia a dia,
desafio o meu Brasil
a crescer em Poesia!
Olivaldo Junior


Minh'alma de trovador
encheu-se de inspiração;
vassala de teu amor,
que tomou meu coração.
Ógui Lourenço Mauri


Quando é chegada a partida
faça luz ou faça treva,
o que se leva da vida
é a vida que a gente leva.
Pessoa


O marido apaixonado,
da mesmice faz seu tema.
Há trinta anos casado,
vê na esposa seu poema.
Sonia Regina Rocha Rodrigues


Mesmo sem ter esperança
eu posso recomeçar;
Posso acordar a criança
que outrora me fez sonhar.
Dáguima Verônica de Oliveira


Egoísmo, erva daninha
maranhada  e resistente,
que no coração se aninha...
É mato que mata a gente!


No espelho olhando meu rosto
eu já  não sinto vaidade,
apenas certo desgosto
ao ver as marcas da idade!..
Nair Lopes Rodrigues


O poeta é como a flor
seus poemas são fragrâncias
das pétalas que ao sabor
do vento, voam distâncias.
Euclides Cavaco-Portugal


Saudade tal como vento,
arqueja traz amargura,
o tempo passa sedento,
rouba sonhos e perdura.
Gabriela Pais -Portugal


Pobre o espírito que alberga
rancorosos sentimentos
quando a razão não se enxerga
pede-se a Deus provimentos.
Eugénio de Sá - Portugal


Mal não usa, nem acusa…
E não há que duvidar…
Perante de quem só usa
motivos para atacar.
Maria José Fraqueza-Portugal


Trovas Hispánicas


San Francisco es el patrono
de todos los trovadores,
amor y paz es su trono
 ¡en trovas de mil colores!
Cristina Oliveira – USA


Si el hombre quiere ser hombre,
debe honrar a la mujer;
no le manchará su nombre
induciéndola a caer.
Jaime Hoyos Forero -Colombia


Quien, sabe, amar de verdad,
goza del amor sublime;
No habrá más sinceridad,
 ¡quien de corazón te estime!
 Carlos Imaz- Francia


Con Brasil bajo tristeza
con Venezuela que llora,
con México sin cabeza
transitamos muy mala hora...
Javier Del Rio - México


Cuánto desperdicio dejan
en las playas los turistas
los pobres peces se quejan
por conductas egoístas
María Alejandra Civalero-Argentina


Amparemos al hermano
convertido en refugiado,
el odio  atroz, inhumano,
patria y hogar le ha quitado.
 Teresita Morán Valcheff -Argentina


Quiero ofrecer una rosa
del rosal del corazón
a la madre generosa
que me dio su bendición.
Olinda Rosa Harache -Argentina


La corrupción es malsana
y al buen pueblo lo derrota,
no apoya la vida sana
y todo va en bancarrota.
Hilda Augusta Schiavoni- Argentina


La música es algo bello,
interesante y sensual;
disfruta de su destello
el oído musical.
Carlos Eduardo Rodriguez Sanchez-Venezuela-USA


A veces faltan los bríos
en otras no existe amor,
mas los grandes desafíos
nos impulsan cual motor.
Gisela Cueto Lacomba- Cuba


Ese beso apasionado
que me das amado mío
lo llevo muy bien guardado
en las noches de rocío.
Nora Lanzieri- Argentina


Porque tus cuerdas estrujo,
guitarra de mis amores
y soy presa de tu embrujo
¡ no me niegues tus favores!
Angelina Sara Baca Vaca – México


Si no sabes  lo que quieres
en el  momento adecuado,
no te quejes ni  me  esperes
¡Qué tardío enamorado!
Irene Mercedes Aguirre -Argentina


Los rizos de tus cabellos
cayendo sobre tus hombros,
enmarcan tu rostro bello
al cual miro con asombro.
Adolfo Zabalza - Argentina


Al despertar en la aurora,
aún tenga mucha prisa,
no se obsesione por la hora
y ofrezca grata  sonrisa.
Héctor José Corredor Cuervo- Colombia


Cuando tus ojos yo beso
todo es tan pura ternura
por eso yo te confieso
¡Besarlos, es gran dulzura!
Ángela Desirée Palacios - Venezuela


Rimemos juntos los versos
del canto libertador,
enlacemos los esfuerzos
en pro del mundo mejor.
Ernestina Ramírez Escobar-México


Piden a la Humanidad
el grito de independencia
gol de generosidad
carencia de indiferencia.
 Bella Clara – México


¿Es la paz una ilusión,
un delirio, una quimera?
¿O es la elemental razón,
que siempre nos desespera?
Marga Mangione -Argentina



Cuando los besos se dan
por el amor que sentimos,
montamos en alazán
y al cielo nos dirigimos.
Hildebrando Rodríguez-Venezuela


Em el polen de tu beso
nace la flor del amor,
mi corazón está preso
en tu fuego abrasador.
Maria Cristina Fervier -Argentina



Isla alejada de amor
fue la prisión carcelaria
de hombres cuyo clamor
era la idea partidaria.
Germán Echeverría Aros – Chile



Tu beso de la mañana
es panal lleno de miel
y el de la noche es campana
que vibra sobre mi piel.
Elena Guede Alonso –Peru


Beso sensual que yo ansío
quiero sentir tu sabor…,
te necesito bien mío,
calma mis ansias de amor.
 Elizabeth Leyva Rivera -México


En el chasquido de un beso
se escucha la melodía
de un corazón que está preso
con pasión, de noche y día.
Manuel Salvador Leyva Martínez- México


La vida es una delicia
que nos ofrece el Señor,
el beso es una caricia
y es un regalo de amor.
Rene B. Arriaga del Castillo -México


No se compra, lo confeso,
y tú lo debes saber
que el hombre que paga un beso
no tiene buena mujer...
Carmen Patiño Fernández- Carmiña -España


Son tus besos alimento
a mi alegre corazón
de mi boca es el aliento
de mi vida la razón.
Mirta Lílian Cordido- Argentina


Mañana será otro día
pero no quiero perderte,
tu lo sabes vida mía
hoy y mañana tenerte...
Ady Yagur -  Israel


El hogar es como un templo
y cada vida un altar
todo padre un vivo ejemplo
como a Dios se debe honrar.
Libia Beatriz Carciofetti- Argentina











12 comentarios:

  1. ¡Gracias profesor García por su participación en la revista y darle así un descanso a nuestro querido A A de Asís!y gracias a él por habernos acompañado tantos años con tanta eficacia...
    Un abrazo desde Argentina.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Professor García por seu envolvimento na revista e, assim, dar um descanso para nosso querido para Assis! e graças a ele por ter acompanhado tantos anos tão eficazmente...
    Um abraço da Argentina.

    ResponderEliminar
  3. Bueno, yo agradezco de corazón a todos los lectores de la revista TROVAMAR, por aceptarme como el nuevo editor. Antecipo mis desculpas una vez más a todos los amantes de las trovas y especialmente al noble maestro A.A. de Assis que ahora tiene un descanso por sus lindos editoriales. Mis felicitaciones a todos los organizadores Gislaine Canales Lybia Carciofetti, Cristina Chavez, enfin a todos aquellos hermanos en sueños. Fuerte abrazo del Professor Garcia, directamente de la ciudad de Caicó-RN, Brasil.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Líbia, Garcia e Cristina, por me ajudarem a fazer nossa querida Revista Trovamar, que fica cada vez mais linda!
    Obrigada a todos os Trovadores que enviam suas trovas para publicação.
    Besos Gis

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. ¡Gracias a ti amiga por tu incansable labor de que siga rondando la trova!
      Ya nos daremos un abrazo pronto...
      besos
      liby♥

      Eliminar
  5. Bela Revista! Parabéns, Gis, Cristina e Libia! Felicitações a todos os trovadores!

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. ¡Gracias por leernos a nosotros también!
      Un abrazo en la distancia
      liby♥

      Eliminar
  6. Gracias infinitas a los directivos de Trovamar por publicar mi trova en tan importante revista.

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. A ti mi querido por colaborar con nosotros también ! un abrazo en la distancia para ti y tu mujer...♥♥
      liby♥

      Eliminar
  7. A TROVAMAR que irradia / trovas de gente feliz / saúda a Gis e Garcia / e agradece a A A de Assis!

    ResponderEliminar
    Respuestas
    1. ¡Gracias Francisco por leernos! y dejar tu comentario...
      bendiciones
      liby♥

      Eliminar
  8. A todos que leram, compartilharam e divulgaram nossa TROVAMAR, um abraço forte desse velho poeta nordestino, que está às portas de completar 5 décadas dedicadas ao mundo da poesia, especialmente ao universo da TROVA, nuestra mui amada hermana de sueños!!! De Caicó, Prof. Garcia.

    ResponderEliminar